por Joel Rennó Jr.
"Não consigo me expor de jeito nenhum, mesmo tendo competência. Fico vermelha quando falo com pessoas estranhas."
Resposta: A fobia social ou transtorno de ansiedade social é caracterizada por uma timidez excessiva. As pessoas têm medo de serem avaliadas ou julgadas negativamente em situações de exposição. Apresentam sintomas e sinais como taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos), rubor facial, tonturas, tremores, boca seca, sudorese (suor excessivo nas mãos e pés) e até falta de ar, perante por exemplo, a apresentação de um seminário na empresa. O sofrimento psíquico é intenso, tais pessoas podem ficar tão constrangidas a ponto de evitarem pessoas ou situações onde haja uma exposição, conhecida como esquiva fóbica. As pessoas podem se isolar e até fazer uso de álcool ou 'calmantes' para aliviar a ansiedade. A associação com outros distúrbios psiquiátricos como depressão, etc, é comum. O tratamento consiste em medicamento antidepressivo (principalmente os que atuam na serotonina) acompanhado de psicoterapia cognitivo-comportamental.
Será depressão pós-parto?
Acabei de ter um bebê e não sei se tenho depressão pós-parto. Está cada dia mais difícil sorrir e me comunicar com as pessoas
Resposta: Cerca de 10 a 25% das gestantes podem ter depressão na gravidez. Já no pós-parto, a depressão pode atingir entre 10 e 20% das mulheres. Ainda há um subdiagnóstico (ou falta de diagnóstico) da depressão na gestação. Se a depressão não é detectada na gestação, pode prejudicar a evolução psíquica do pós-parto. Hoje, temos tratamentos seguros e eficazes para tratamento da depressão tanto na gestação quanto no pós-parto. Consulte um psiquiatra. A depressão pode ser a responsável pelos sintomas relatados por você prejudicando até o trabalho psicoterapêutico. Farei em breve um artigo específico sobre transtornos psíquicos da gestação e do pós-parto, áreas da minha especialização.
Pânico voltando?
Já tive síndrome do pânico e ultimamente venho sentindo um medo muito grande. Será que pode ser o pânico voltando?.
Resposta: Vale a pena você procurar uma ajuda psiquiátrica novamente. Em algumas situações, a síndrome do pânico pode ser uma doença crônica com períodos de melhora alternados com períodos de piora. A psicoterapia também ajuda no controle dos sintomas.
Por que tenho medos inexplicáveis e dormências no corpo?
Resposta: Como você disse que vários exames neurológicos já foram realizados e descartou-se a possibilidade de algum quadro orgânico, vale a pena pensarmos na possibilidade de um transtorno de ansiedade. É comum os profissionais da área de saúde mental atenderem pacientes com sintomas semelhantes aos seus, chamados de somatoformes. É fundamental você procurar imediatamente a ajuda de um psiquiatra. O diagnóstico correto é importante.
ATENÇÃO
As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento.