por Eduardo Ferreira Santos
Depoimento de um leitor
"Sinto uma tremenda dificuldade em me expressar, principalmente quando pressionado: entrevista de emprego e conquistar uma mulher. Estar num lugar com muitas pessoas e precisar da ajuda de alguém, é um fardo bem pesado para mim. Não sei lidar com isso e travo de tão nervoso. Às vezes nem fico tão nervoso, mas também não consigo falar e fazer o que é preciso. Estou passando por momentos depressivos e começo a me depreciar por causa disso. Quero conseguir logo um emprego para procurar ajuda. Em que o doutor pode me ajudar? Leio muitas coisas todos os dias sobre depressão, causas, efeitos e cura e no momento estou tentando manter pensamentos ruins longe."
Resposta: O que você descreve é conhecido na Psiquiatria como "Transtorno de Fobia Social", isto é, um grande medo de se manifestar em público ou mesmo com uma ou outra pessoa.
Na verdade, a depressão surge como consequência desse seu isolamento e não causa.
O que pode estar ocasionando esse seu estado, psicologicamente falando, é sua autoestima muito baixa que faz você se sentir inferior às outras pessoas, rebaixando-se perante elas. Além disso, deve haver no seu inconsciente, alguma "trava" originada ao longo do desenvolvimento psicológico que causa essa ansiedade e medo.
O caminho é mesmo uma boa psicoterapia que poderá ajudá-lo a encontrar onde está este nó que travou seu desenvolvimento psicossocial.
Medicações podem talvez serem úteis, mas o mais importante é você procurar ajuda psicológica.
Quanto à questão financeira, há uma grande quantidade de Faculdades e Entidades que oferecem ajuda psicológica a baixo custo ou mesmo gratuitamente.
Não deixe de procurar ajuda!
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo ou médico psiquiatra e não se caracterizam como sendo um atendimento.