por Milena Liste
"Comecei a malhar, porém estou sentindo muita dor na lombar, principalmente na hora do agachamento. Posso continuar malhando ou devo parar?"
Resposta: Muitos são os fatores predisponentes para dor, seja por contratura muscular ou uma lesão propriamente dita na execução de exercícios, principalmente na musculação, *treinamento funcional e demais modalidades de ginástica.
Sempre deve se levar em consideração a condição individual de saúde do esportista ou ex-sedentário.
Idade, raça, alterações posturais preexistentes, lesões anteriores, doenças pregressas além de antecedentes familiares são fatores importantes para avaliar a dor.
Porém, o agachamento ou avanço, exercícios muito comuns numa série de musculação, apesar de trabalhar vários grupos musculares simultaneamente, ora como agonista (principal músculo em ação), ora como sinergista (músculo que auxilia a ação do agonista), se "mal" executado ou se o indivíduo possuir qualquer fragilidade postural ou muscular (ou algum fator individual acima citado), pode forçar demais e assim gerar dor ou até uma lesão.
Principais músculos ativados no agachamento:
– Eretor da coluna (na região lombar)
– Reto femoral, bíceps femoral (coxa)
– Glúteos
Vale lembrar, que todo músculo recobre um osso e a parte final do músculo, que se chama tendão, termina numa junção de ossos que são as articulações.
Os eretores da coluna recobrem a coluna vertebral região lombar.
Os glúteos, o reto femoral e bíceps envolvem as articulações do quadril, coxofemoral e joelhos. Esses músculos quando solicitados muito além da sua capacidade funcional, ou de uma mecânica errada, podem lesionar a coluna e ativar o "bico de papagaio "- um tipo de artrose.
Portanto, respondendo à pergunta, a resposta é sim, você deve parar de realizar o agachamento, descansar por uns 10 dias para verificar se a dor persiste.
Se não persistir, não faça o agachamento.
Se persistir, agendar uma consulta com ortopedista.
* Treinamento funcional: Tem como característica mesclar diferentes capacidades físicas no mesmo exercício. Assim, o foco passa de um grupo muscular isolado para todo o corpo. Em certos exercícios a carga de trabalho é exercida pelo próprio peso do corpo somado ao equilíbrio. Mas o treinamento pode ser realizado com acessórios como a bola suíça, o cinto de tração, a medicine bol etc. Fonte: Givanildo Matias: professor de Educação Física.
Atenção!
Este texto e esta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um médico e não se caracterizam como sendo um atendimento.