Tahine com cacau: dupla deliciosa e supersaudável

Juntar tahine com cacau potencializa as propriedades de ambos. O preparo é muito fácil e a mistura vira uma sobremesa deliciosa, nutritiva e saciante. Aprenda a preparar!

Tahine é feito de sementes de gergelim tostadas e moídas em forma de pasta, e é fonte de diversos nutrientes, como proteínas, fibras, ácidos graxos essenciais, muito cálcio e outros minerais, mais polifenóis e fitosteróis, transformando-o em um alimento funcional. Há muitas receitas doces e salgadas que podem ser preparadas com tahine. Ele dá uma bela consistência aos mais diversos pratos e surpreende o paladar.

Continua após publicidade

Homus

A maioria das pessoas conhece homus, uma deliciosa pasta feita com grão-de-bico, tahine, limão, alho e azeite. O consumo de homus está associado à melhor ingestão de vitaminas, minerais, fibras, proteínas, polifenóis e gorduras saudáveis. Diversas pesquisas e revisões abrangentes analisaram os efeitos do homus, um pilar da dieta mediterrânea, sobre fatores de risco relacionados ao diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e obesidade.

Tahine em receitas doces

O que poucos sabem é que o tahine pode ser usado para preparar diversas receitas doces, como sorvetes, panquecas, leites vegetais adoçados com tâmaras, pães, biscoitos, bolos, shakes e vitaminas diversas. Uma mistura particularmente feliz e saborosa é o tahine com cacau – o sabor de um brigadeiro carregado de cálcio, magnésio e muitos outros nutrientes, sem a culpa de comer um doce engordativo. Pelo alto teor de fibras e gorduras boas, ele logo traz saciedade e satisfação.

Cacau

Grãos de cacau são uma das melhores fontes alimentares de magnésio, um mineral necessário para mais de 300 reações bioquímicas no organismo, atuando na função muscular, sistema nervoso e aparelho cardiovascular. Além disso, o cacau é rico em flavonoides, antioxidantes que ajudam a reduzir a inflamação, pressão arterial, colesterol e risco de trombose. Cacau também é fonte de gorduras boas, com destaque para o ômega-9, o mesmo presente no azeite de oliva. E como brinde, estudos recentes mostram que o cacau contém bioativos que estimulam endorfinas e nos deixam de bom humor, além de modular a microbiota intestinal e ativar o sistema imune.

Tahine e cacau: casamento perfeito

Juntar tahine com cacau potencializa as propriedades de ambos. O preparo é muito fácil e a mistura vira uma sobremesa deliciosa, nutritiva e saciante. Aprecie o sabor puro, com frutas, na torrada, tapioca ou panqueca. Uma colher de sopa (15 gramas) fornece um pouco menos de 100 calorias e contém 3,5 gramas de proteína, 3,3 g de carboidratos, sendo 1 g de fibras, 7,7 g de gorduras (2,9 g de ômega-9, 3,3 g de ômega-6 e ômega-3, 1,5 g de gorduras saturadas), 75 mg de magnésio e 90 mg de cálcio.

Continua após publicidade

Como preparar tahine com cacau

Coloque 250 gramas de tahine em um processador, acrescente 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%, 1 colher de sopa de nibs de cacau, e adoce a gosto com açúcar de coco, açúcar demerara ou mel, em média 3 a 4 colheres de sopa, dependendo do seu paladar. Para quem tem restrição de açúcar, ele pode ser substituído por xilitol, taumatina ou outro adoçante natural. Bata até ficar homogêneo e guarde na geladeira em um recipiente de vidro com tampa. Se preferir, também pode ser comprado pronto.

Referências:

*Journal of Food Quality 2022. Nutritional & Therapeutic Potential of Sesame Seeds.
*Nutrients 2020. Benefits of Including Hummus & Hummus Ingredients to Promote Diet Quality & Health: A Comprehensive Review.
*Journal of Nutrition 2020. An Afternoon Hummus Snack Affects Diet Quality, Appetite & Glycemic Control in Healthy Adults.
*Nutrients 2021. The Health Effects of Chocolate & Cocoa: A Systematic Review.
*Journal of Nutritional Biochemistry 2022. Consumption of 85% cocoa dark chocolate improves mood in association with gut microbial changes in healthy adults: a randomized controlled trial.
*Evidence Based Complementary & Alternative Medicine 2021. The Effects of Sesame Consumption on Glycemic Control in Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Clinical Trial.

Continua após publicidade

Médica especializada em Nutrologia. Membro da ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Pós-graduada em Terapia Ortomolecular, Nutrição Celular e Longevidade – FACIS-IBEHE Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo e Centro de Ensino Superior de Homeopatia. Membro Titular da Sociedade Médica Brasileira de Intradermoterapia. Consultora com atuação em Nutrologia e Medicina Ortomolecular. CRM 52 301716 www.tamaramazaracki.med.br