Tarô: significado da carta da Justiça e sua relação com o signo de Libra

A carta Justiça representa, obviamente, justiça, equidade, verdade e a lei. Pode ser que essa verdade abrigue um território nem branco, nem preto, mas cinza. Ou seja, essa verdade pode não ser tão clara como você pensa. Enfim, a carta da Justiça lhe convida a rever seu sistema de crenças.

A figura da Justiça fica na frente de um véu púrpura pendurado, significando compaixão, e entre dois pilares, semelhantes aos que emolduram A Sacerdotisa e O Hierofante, que simbolizam equilíbrio, lei e estrutura.

Continua após publicidade

Ela segura uma espada na mão direita, mostrando a mentalidade lógica e bem ordenada necessária para dispensar justiça na justa medida. A espada aponta para cima – expressando uma decisão firme e final – e a lâmina de dois gumes significa que nossas ações sempre trazem consequências. A balança em sua mão esquerda (intuitiva), mostra que a intuição deve equilibrar essa lógica e são um símbolo de sua imparcialidade.

A Justiça usa uma coroa com um pequeno quadrado representando pensamentos bem ordenados e uma túnica vermelha com um manto verde. Um pequeno sapato branco sai de baixo de sua roupa como um lembrete das consequências espirituais de suas ações.

A carta Justiça, obviamente, representa justiça, equidade, verdade e a lei. Você está sendo chamado(a) a prestar contas de suas ações e será julgado(a) de acordo. Se você agiu em alinhamento com o seu Eu Superior e para o bem maior dos outros, não tem com o que se preocupar. Um nível de compaixão e compreensão acompanham a Justiça e, embora você possa ter feito algo de que se arrependa, esta carta sugere que você será tratado(a) com justiça e sem preconceitos. Esteja pronto(a) para assumir a responsabilidade por suas ações e responsabilizar-se pelas consequências resultantes.

A carta da Justiça e o signo de Libra

A carta da Justiça tem muita relação com o signo de libra. Sendo um signo de elemento ar, ele traz a energia do entendimento do outro, da harmonia e da justiça. Ao explorar sua verdade, você descobrirá que as coisas não são tão claras quanto você pensava. Entre o preto e o branco existem muitos tons de cinza. Esteja consciente do que você acredita ser verdade e do que você acredita ser justo e ético. Isso pode não ser tão claro quanto você pensa, então prepare-se para desafiar a si mesmo(a) e explorar novos territórios de seu sistema de crenças.

Continua após publicidade

Bárbara Brum, é Astróloga e Taróloga. Formada em Cinema, TV e Mídia Digital e pós-graduada em Marketing Digital. Interpreta os conhecimentos astrológicos e arquetípicos antigos correlacionando-os com o Cinema, cultura pop e fatos do dia a dia como ferramentas de autoconhecimento e empoderamento.