Um novo ano se inicia. Novas esperanças. Novos começos. Antigos relacionamentos que podem melhorar com novas atitudes de bom humor, compreensão e paciência.
O tempo sempre é um grande professor, e a cada ano nos traz novas lições, desafios, alegrias, aprendizado, resoluções e transformações. Devemos estar abertos e receptivos ao novo ano. Precisamos sempre despertar para nossa coragem interior e buscar alegria na vida diária.
Como buscar alegria no dia a dia?
Uma das maneiras é através da gratidão. Quando desenvolvemos o hábito de agradecer a todas as coisas, pessoas e acontecimentos, o nosso humor melhora, nós nos tornamos mais divertidos, rimos mais e, as pessoas se sentem bem em nossa companhia. E, o mais importante, nós nos tornamos uma boa companhia para nós mesmos.
Não podemos ficar presos em pequenas preocupações nem desanimar em tempos mais difíceis. Devemos sempre nos apoiar na força interior, na coragem e superar os obstáculos e desafios.
Contemple agora essa afirmação da escritura indiana Veda: “A pessoa, cuja resolução é firme, sabe que o Senhor poderosos habita em todos os seres, e escuta as orações de todos. Para aquele que internamente se entrega às suas resoluções, o Senhor alegremente concede a força interior e serenidade, para suportar todas as dificuldades com um sorriso pacífico”.
Um sorriso no rosto não significa ausência de problemas, e sim a capacidade de ser feliz apesar deles. Como ensina o Yoga, a chave de ser feliz no planeta Terra, é ser feliz apesar de… Assim, o destino bate à nossa porta, colhemos o que semeamos, quer queiramos ou não, portanto, por que não acolher nosso destino com um sorriso pacífico?
Em todo novo ano, existe um desejo natural por mudanças. E, assim tomamos novas resoluções e promessas. Entretanto, não podem parar por aí. Cada resolução requer esforço e determinação para ser realizada.
Você pode tomar uma resolução de melhorar o relacionamento com seus pais, filhos, cônjuges, amigos. Pode ter assumido novos padrões de: como ser, como comer mais saudável, ter o peso ideal, como cuidar da saúde e do corpo, controlar melhor suas emoções– e você pode alcançar suas metas. São resoluções positivas e corretas que podem melhorar sua experiência de vida. Portanto, abrace essas metas e realize-as com determinação e firmeza.
Escritura Veda
Lembre-se do que diz a escritura Veda: “O Senhor ouve suas orações”. Apenas acreditar nisso já é muito renovador. Para a pessoa que interiormente acredita, Deus concede força interior para suportar todas as dificuldades com um sorriso pacífico que vem da paciência e aceitação.
Aprenda a lembrar-se de Deus em sua vida diária. Pode mentalizar, várias vezes ao dia: “Ó Deus que está no profundo da minha alma, ó força infinita manifestai-vos em mim”.
Ou repetir mentalmente durante seus afazeres e lazer: “Eu sou forte, forte, forte, faço parte de Deus, Deus é força, e estou pleno de força divina”.
Aprenda a repensar cada pensamento. Pense antes de falar e agir. Aprenda a dar nova forma a cada palavra e ação.
Aprenda a observar com clareza suas emoções, e assim, não ser controlado por elas. Em vez de reagir às emoções, aprenda a responder a elas, com equilíbrio e controle. Quando tiver problemas no trabalho ou em família, em vez de reagir com raiva, ficar de mau humor, triste, chorando, adquira o controle escolhendo melhor uma resposta consciente e aprenda a lidar melhor com essas emoções negativas e destrutivas.
Como pode ter respostas mais adequadas e se conhecer melhor? Uma grande prática é a meditação diária. Aprenda como meditar.
Outra maneira é aprender a meditar na ação, desenvolvendo a concentração nos afazeres cotidianos, buscando equilíbrio corpo e mente na vida diária, e assim, respondendo às pessoas com mais assertividade, paciência e compreensão.
Viva no momento presente
Aprenda a estar presente nas suas ações e no agora a cada passo e momento. Aprecie sua vida, sem pressa, sem tensão, sem culpa. Não tenha ansiedade de melhorar e nem ande como se estivesse em câmara lenta. Caminhe confiante resoluto e alegre, buscando o dourado caminho do meio, do equilíbrio como ensina o Yoga.
Aprenda passo a passo, dia após dia, a ter atenção plena e concentração. Um dos passos é observar, sem cobrança, que se dispersou. Observe como sua mente passeia para o passado e futuro e a todo instante. Sem brigar com a mente. Apenas a observe e traga-a de volta ao momento presente. Isso é um processo. Não se alcança de um dia para o outro.
A cada vez que você conseguir perceber as distrações e inquietações da mente e a trouxer para o presente, já é um grande passo e assim começa o autodomínio das emoções e pensamentos.
Namaste! Deus em mim agradece e saúda Deus em você! Fique em paz!