Traição mútua e tácita no casamento traz conseqüências?

Por Anette Lewin

Ambos traímos, sabemos disso, mas não tocamos no assunto. Isso pode prejudicar a felicidade do nosso casamento?

Continua após publicidade

Resposta: O equilíbrio em um casamento está muito ligado ao grau de cumplicidade do casal. A cumplicidade pode existir de forma não explícita e esse parece ser o caso de vocês. Você sabe, ele sabe, mas não se fala abertamente sobre o assunto. Também não se briga em função dos relacionamentos paralelos de um e de outro. E a relação funciona.

Numa sociedade que determina como principal característica do casamento a eterna fidelidade, isso pode parecer estranho. Mas vários casais conseguem viver bem assim. Abrem mão da fidelidade em função de um equilíbrio, que permite ao casal conviver bem e dividir bons momentos. O que seria impossível se passassem o tempo brigando pelo controle da vida sexual do parceiro. Mas nem todos os casais conseguem ser felizes desse jeito. Aliás, a maioria não consegue. E não podemos esquecer que os modelos não convencionais de relacionamento sempre representam um risco e podem desabar de um momento para o outro, por um simples descuido. Pense nisso.

Traição explícita
Eu e minha esposa estávamos brigando demais e ela beijou um rapaz e me contou

Resposta: Você e sua esposa optaram por uma cumplicidade onde tudo é discutido abertamente, uma cumplicidade explícita. É claro que nesse tipo de vínculo os assuntos-tabu, como a infidelidade são os mais trabalhosos. Você admira a postura de sua esposa relatando a traição, mas sofre com ela. Lembre-se que as crises, por piores que sejam, passam sempre. E não é muito sensato tomar resoluções importantes no meio delas. Espere essa crise passar e reavalie seu casamento. Fale com ela de seus sentimentos, assim como ela falou dos dela. Afinal, foi isso que vocês ‘combinaram’, não é?

Continua após publicidade

Trair ou não trair?
Sou casado há oito anos e nunca traí minha esposa. Sinto falta uma emoção nova e de uma experiência diferente. Outro questionamento que gostaria de lhe fazer é em relação aos flertes via msn, são errados?

Resposta: Quebrar regras exige maturidade, consciência de risco e responsabilidade. Trair é quebrar o contrato com as regras do casamento convencional. E essa regra vale para “traições” reais ou virtuais. Você descreve muito bem o que sente, mas não consegue se decidir. E ninguém pode tomar essa decisão por você, muito menos te dar um aval! Quebrando a regra você estará sozinho com a sua consciência e terá que dirigir sozinho cada um de seus passos, correndo os riscos e lidando com a culpa. Você encara?

Atenção!
As respostas desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psiquiatria e não se caracterizam como sendo um atendimento

Continua após publicidade