Traição no casamento: vale a pena contar ao parceiro?

Traição no casamento: anos de relacionamento e uma das partes, por culpa ou por achar inócuo, decide contar. Mas… será que vale pena?

Sabemos o quanto uma traição no casamento pode ser avassaladora para a pessoa traída, em consequência para a relação. No entanto, parte das pessoas banaliza a infidelidade, achando que isso deva ser aceito.

Entretanto, a traição tende a gerar elevado grau de sofrimento com um misto de ressentimento, angústia, estresse… podendo levar à ruptura da relação.

Continua após publicidade

Traição no casamento: vale a pena revelar?

Bem… sabendo disso, qual é a real necessidade de quem traiu trazer isso à tona? Mesmo que isso tenha ocorrido, inclusive, há décadas? Afinal, tal revelação não trará nenhum benefício para o seu par ou para o relacionamento.
Se o propósito é permanecer neste relacionamento, não faz o menor sentido trazer temas que certamente serão geradores de problemas e dificuldades para o par.

5 reflexões sobre a traição no casamento:

  1. Vale mesmo a pena trazer tal histórico à tona? Vai resolver o quê? Ou será apenas uma tentativa de desencargo de culpa? Se for isso, vá se resolver sozinho. Você pode fazê-lo numa terapia por exemplo. Se você ama mesmo seu par, não o exponha a isso.
  2. Avalie seus atuais interesses relacionais e lute por aquilo que deseja construir e não destruir. Expor uma história de traição só irá ferir seu par e complicar a interação entre vocês.
  3. Se veio esse sentimento sobre o que experimentou no passado, reflita sobre isso, inclusive para não incorrer nos mesmos enganos. Enfim, facilite a sua vida.
  4. No relacionamento conjugal, pelo menos em tese, não deveria caber a traição, pois é algo muito difícil para o relacionamento suportar. Desta forma, se aconteceu, reflita a respeito.
  5. Lembre-se que relacionamento conjugal depende de uma construção e reafirmação permanente do desejo e intenção de viver a dois. Não se define por conceitos ou convicções, mas sim por aquilo que se vive e se manifesta entre ambos.

Concluo com uma mensagem de positivismo: viva intensamente o seu relacionamento com dedicação, envolvimento e prazer. Seja feliz!

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br