Juliana Prestes Mancuso
“No anseio de ser logo atendido, ocorrem casos do tratamento ser iniciado apenas com base nas queixas dos pacientes. Porém, isso é um grande erro” Muitos pacientes chegam até o fisioterapeuta após “peregrinarem” em busca de solução para suas dores. Alguns já estão quase desistindo de ter o seu problema solucionado.
É importante fazer uma avaliação minuciosa com exames prévios e em muitos casos aliada à opinião do seu médico para se poder prescrever o diagnóstico fisioterapêutico.
No anseio de ser logo atendido, ocorrem casos do tratamento ser iniciado apenas com base nas queixas dos pacientes. Porém, isso é um grande erro. É preciso investir um tempo de avaliação na primeira sessão, e numa avaliação que não seja apenas com base no foco do problema. Muitas vezes a dor vem de outro lugar como é o caso da dor ciática que tem origem na coluna lombar e por vezes reflete na perna ou no pé. Não basta entender de técnicas para o tratamento, se não souber avaliar e diagnosticar corretamente.
Vários leitores escrevem suas queixas e a resposta é quase sempre a mesma: “Não dá para fazer uma avaliação por e-mail”. Entendo a frustração de alguns, mas é justamente na avaliação que está a chave para se determinar qual o tipo correto de exercício para cada caso, há diversos tipos de técnicas de tratamento, veja:
Osteopatia
É um sistema autônomo de cuidados de saúde que se baseia no diagnóstico bem como no tratamento de várias patologias (doenças) — como por exemplo *lombalgias — e prevenção da saúde, sem recorrer a remédios ou cirurgia. É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa ou terapêutica não convencional; uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional. Os tratamentos usam uma abordagem holística (global) da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações.
De acordo com o General Osteopathic Council (Ordem de Osteopatas do Reino Unido): “A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento, que tem como ênfase principal, a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no fato que reconhece a maior parte da dor e incapacidade que sentimos, advém de disfunções da estrutura corporal, assim como, lesões provocadas pela doença.”
Reeducação Postural Global (RPG)
É um método de fisioterapia que trata as desarmonias do corpo levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneira diferente às agressões sofridas.
É uma técnica revolucionária que considera os sistemas muscular, sensitivo e esquelético como um todo e procura tratar, de forma individualizada, os músculos que se diferenciam na estrutura. Baseia-se no alongamento e fortalecimento das cadeias musculares flexora (anterior) e extensora (posterior) do corpo.
Dores nas costas, nas articulações, noites maldormidas, tensões musculares… Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?
A terapia RPG traz bons resultados por meio da reeducação corporal.
Terapia manual
Parte da fisioterapia onde o fisioterapeuta avalia como um todo seu paciente, dor e disfunção, detectando anormalidades do movimento, testando tecidos estruturais anatômicos e assim forma um programa de tratamento relacionado diretamente com os achados da avaliação.
Cabe ao fisioterapeuta:
– avaliar os sinais e sintomas;
– executar testes musculares;
– interpretar os resultados obtidos por meio de exames clínicos para poder eleger qual a técnica mais indicada para cada paciente.
Nesta coluna procuro dar algumas dicas úteis ao leitor para que esteja sempre atento aos sinais que o corpo emite.
Nas próximas edições falaremos mais sobre esses sinais físicos e mentais.
* Lombalgia: Dor na região lombar, devida a lesões da coluna ou afecções que atingem as vísceras situadas naquela região (como, p.ex., o rim) Sinônimos: dor lombar, dor de cadeiras, dor de rim, dor nas ancas, dor nos quartos, lumbagem, lumbago. Fonte Houaiss Dicionário.