Um homem misógino sabe disfarçar, ser simpático e carinhoso até ter sua presa emaranhada em suas tramas, de tal forma que ela fique sem saída
Resposta: Sim, pode. Entende-se por misoginia o ódio às mulheres. E quem odeia nem sempre se afasta. Muito pelo contrário, aproxima-se para maltratar. O misógino precisa “vingar-se” por seu ódio inconsciente às mulheres. Pode estar aí a raiz de tantos feminicídios que não param de acontecer a toda hora.
Mas qual a raiz desse ódio às mulheres? Ela está ligada a uma atávica suposição de que a mulher seria um ser inferior. Desde o relato bíblico da criação da mulher a partir de uma costela do homem, passando pelo pensamento aristotélico que as consideravam “homens imperfeitos” ou mesmo as ideias de Darwin que considerava que mulheres, crianças e selvagens tinham cérebros menores, a tendência a uma discriminação sexista vigora até hoje.
E no imaginário popular as tiradas ditas inocentes como: “vai lavar roupa Dona Maria”, ou, no trânsito após uma barbeiragem a ‘constatação’: “só podia ser mulher”… sinalizam que a discriminação está longe de seu final.
Sem falar nas “piadas” contadas sem nenhum pudor, como as que ouvi uma vez: “Quando Deus criou Adão, viu que ele precisava de uma companheira e propôs: Adão, vou tirar um pedacinho de cada parte do seu corpo e criar uma companheira para você. Ao que Adão teria respondido: ah, Deus, muito complicado, tira só um pedacinho da costela que está bom. E Deus respondeu: está bem, vou fazer do seu jeito, mas já vou avisando que vai sair uma porcaria!”
E o pior: todo mundo riu.
Certamente, nem todos os homens podem ser considerados misóginos em função de uma piada de mau gosto. Mas a piada discriminatória pode servir de alerta para uma mulher que escolhe seu parceiro amoroso. Somada a outros comportamentos como atitudes agressivas, tentativas de rebaixar intelectualmente as mulheres, comandos em relação a como a mulher deve se vestir, deve ser vista… Isso tudo serve como um sinal vermelho para a continuidade da relação.
Pode não ser fácil identificar um homem misógino no início do relacionamento
Sem dúvida um misógino não vai mostrar essas características no início do relacionamento. Afinal, se assim fosse, não existiriam misóginos casados.
Mas misóginos sabem disfarçar, ser simpáticos e carinhosos até ter sua presa emaranhada em suas tramas, de tal forma que ela fique sem saída.
Nesse sentido cabe às mulheres aguçarem seus sentidos para perceber qual o homem que é capaz de amar realmente uma mulher e qual o homem que atrai para destruir.
A qualquer sinal de perigo é melhor cair fora do que correr sérios riscos de ter sua autoestima esfacelada, seu corpo fustigado e sua vida roubada.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento