por Margareth dos Reis
Resposta: A orientação sexual é descrita como um contínuo em que a heterossexualidade (atração apenas por pessoas do sexo oposto) encontra-se em uma extremidade, a homossexualidade (atração apenas por pessoas do mesmo sexo) na outra e, no centro, a bissexualidade (atração por pessoas de ambos os sexos).
O sentimento que a pessoa experimenta ao longo das situações que ela vive durante o seu desenvolvimento leva à consciência da sua orientação sexual.
Pode acontecer de a pessoa viver relacionamentos homo e heterossexuais ao mesmo tempo, em períodos diferentes da vida, viver uma relação heterossexual e ter somente fantasias eróticas (ocasionais ou não) com pessoas do mesmo sexo, e também passar a se interessar, exclusivamente, por pessoas do mesmo sexo ou do sexo oposto para a sua vida a dois.
O que caracteriza a bissexualidade não é uma experiência ocasional (como pode acontecer na fase das descobertas de prazer na adolescência, ou em algum outro momento específico da vida de uma pessoa), mas o desejo sexual frequente e contínuo por pessoas de ambos os sexos.
A orientação sexual, que é confirmada na vida adulta, é considerada uma tendência que se mantém ao longo da existência, mesmo quando a prática seja reprimida. E isso vale para os dois gêneros!