Você é uma pessoa transparente?

Você consegue, primeiramente, ser transparente e honesto consigo mesmo? Ser transparente não é dizer tudo o que você pensa… sem filtro. O que significa, na prática, ser transparente com os outros?   

É difícil sermos transparentes, pois somos treinados e educados para sermos e vivermos na falsidade do mundo virtual e real ao mesmo tempo. 

Continua após publicidade

Você não precisa dar opinião sobre tudo ou comentar sobre tudo que vê por aí. Cuidado para não confundir deselegância e falta de educação com transparência e honestidade. São completamente diferentes.

A prova disso são as redes sociais. Percebam que as pessoas ao postarem algo feliz e compartilharem uma alegria, muitas vezes, vêm “os especialistas” em falar dos defeitos alheios e escrevem comentários desnecessários e deselegantes. Já viram isso? E ainda acham que são sinceros ou transparentes?! Quando questionados:

 “ -Ah, eu sou sincera(o) e só falo verdades”. 

Não, isso não é ser honesto. Não, isso não é ser sincera(o). Fazer isso e olhar apenas para os defeitos alheios e criticá-los, isto tem outro nome: inveja ou falta de educação.

Continua após publicidade

Olhar para dentro de nós e reconhecer os nossos próprios defeitos e limitações não nos dá o direito de sair por aí proferindo os defeitos dos outros. 

Proponho a você a enxergar as redes sociais como uma sala de espera da casa de cada pessoa que possamos visitar. E quando você as visita, você chega na casa delas e já as critica? Pense nisso! Porque, na verdade, chegamos para visitar alguém e costumamos, por educação, elogiar algo ou fazer um comentário agradável. 

Como nos disse Caio Fernando Abreu: “E é só nisso que estou interessado: um pouco de saúde, um pouco de honestidade, um pouco de decência”.

Continua após publicidade

O que significa ser transparente?

Então ser transparente não é dizer tudo que pensa sem filtro. É ser educado e comedido, respeitando o limite do outro e compreendendo que cada um tem o seu tempo e a sua forma de enxergar a vida por diferentes filtros.

Ser transparente é ser honesto primeiramente com você mesmo. É ser congruente com os seus valores e as suas emoções. Transparência é sobre isso. A vida honesta e transparente é aquela que nos dá o que precisamos, e não aquilo o que nós queremos.

Olhe para dentro de você e se permita viver essa honestidade. Não esqueça: você é o protagonista da sua vida. Assim, só você pode mudar, evoluir, permanecer, estagnar, seguir… só você. Escolha o seu difícil e siga. Encerro com uma reflexão de W. Shakespeare:  “Nenhuma herança é tão rica quanto a honestidade”.

Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online