– Como você reage frente a novas ideias?
Se você ouve algo muito diferente do que você está acostumado… Se ouvisse:
“Dragões existem!”
O que sentiria?
Curiosidade? Ceticismo? Sarcasmo? Irritação? Descrença?
Um dos atributos de um ser mais evoluído em consciência é a abertura para novas ideias, a curiosidade. Se você simplesmente se fecha para o novo, sem nem mesmo ter a curiosidade de checar aquela ideia, é sinal de que está aprisionado em si mesmo, atado aos calabouços de uma mente limitada àquilo que você acredita saber. Você é um prisioneiro de si mesmo.
Não estou sugerindo aqui que acreditemos em tudo, muito menos afirmando que há um dragão escondido atrás do muro… Mas estou convidando todos nós a ultrapassarmos as barreiras dessa arrogância intelectual, dessa tendência de nos acharmos donos da verdade.
Dragões existem no nosso mundo interno, certo?
E se o mundo interno for o real? E se isso que chamamos de realidade for a ilusão? Será que dragões não podem existir? Não estou dizendo que sim ou não… Apenas estou convidando todos nós a termos mais flexibilidade, entendem?
Ainda sabemos tão pouco…
Tomo-me como exemplo. Escrevo sobre impressões que tenho, mas com a plena consciência de que posso estar enganada em TUDO o que digo. Essa flexibilidade nos permite estar sempre no caminho do aprendizado e da evolução.
Todas as vezes em que defendemos cegamente uma posição, sem nem mesmo considerar o que pode existir de verdadeiro no outro lado, estamos fragmentando a realidade e nos separando de nós mesmos.
Faça esse exercício, hoje… Fique atento ao que chega de novo e procure não se defender disso. Explore aquela possibilidade, tenha curiosidade, mantenha-se aberto ao novo…
Rodar em torno do que já sabemos pode nos dar a sensação de termos algum controle, mas nos mantém atados à mediocridade.
Vá além!
Ahhh… Se você leu o título deste post é chegou até aqui, já é um bom sinal!