Por Ângelo Medina
Quanta sabedoria e profundidade nesta frase acima.
Mas afinal, qual é a diferença em viver e existir?
Viver é:
– Construir cada dia de sua vida com ações que deem sentido à sua existência;
– Dar sentido à existência é: amar; estar na companhia de pessoas queridas; cuidar de si mesmo e exercer (praticar) alguma atividade que lhe dê muita satisfação (te deixe realmente feliz, independente de dinheiro); o ideal seria que essa atividade fosse a própria profissão da pessoa – sua missão de vida! Ou então em algum momento da vida poder se dedicar a essa atividade de forma mais efetiva. Quem sabe ela não pode se tornar sua profissão algum dia? Se você colocar um prazo para que isso aconteça, já é um sonho tendo suas primeiras sementes de meta plantadas…;
– Qual é o meu papel individual neste planeta? De que forma posso tornar este mundo melhor? Para os indianos isso chama-se Dharma, para os japoneses, Ikigai.
– Desejos simples dão um enorme sentido à vida; é fazer com que cada dia seja especial!;
– Viva cada dia com vontade, determinação e alegria!;
– A paz no seu entorno começa dentro de você; seu equilíbrio interno (ordem interna!) se reflete na sua vida externa e contagia quem está à sua volta;
– Uma das formas de estar em sintonia com a dobradinha ordem interna/vida externa é realizar suas ações acompanhadas pelos seus sentimentos…
Esta lista pode se prolongar ao seu gosto, com toda ação positiva e construtiva que vier à sua mente, afastando tudo aquilo que não for bom.
Seguir intuitivamente o fluxo da vida, se adaptando e respondendo às mudanças e exigências do tempo, ajuda muito.
Nem me dei ao trabalho em falar sobre bom senso e racionalidade; já que investimos muito de nossa preciosa energia em sempre estar julgando acontecimentos e pessoas, por exemplo, como bons ou ruins.
E para terminar… O que é existir?
É levar a vida no piloto-automático, sem voltar para si mesmo e não evoluir através das experiências e vicissitudes que a vida nos apresenta. É estar focado apenas no ego, em querer controlar tudo e a todos.
E como já disse em outro post: “Eu sou paz. Eu sou amor. Eu sou um ser de luz neste imenso e lindo planeta.”