A vida só existe no momento presente e em cada circunstância precisamos estar inteiros, plenos, como se aquela fosse nossa única oportunidade
Para muitas pessoas, a vida consiste num eterno treinamento para um futuro distante. Isto acontece porque elas estão sempre colocando no amanhã, a possibilidade de realização de seus sonhos.
No presente, encontram sempre justificativas para não enfrentar os obstáculos e dificuldades naturais da vida. Um dos artifícios mais comuns para isto é a procrastinação, que consiste no eterno adiamento de decisões e escolhas.
O medo as faz postergar o momento de agir, pois não acreditam em si e na sua capacidade de optar pelo caminho certo.
Preferem iludir-se, com o argumento de que agora não é o momento, mas que numa outra oportunidade certamente poderão estar mais preparadas.
O amanhã que nunca chega
E, assim, a vida vai passando e o amanhã nunca chega, pois sempre será adiado para outra ocasião.
A vida só existe no momento presente e em cada circunstância precisamos estar inteiros, plenos, como se aquela fosse nossa única oportunidade.
Obviamente, isso não consiste em encarar os problemas com desespero, impulsividade ou impaciência.
A emoção a ser cultivada é a do entusiasmo, que também pode ser chamado de motivação, ou seja, independente do resultado que poderá advir, lançar-se com confiança. As oportunidades não devem ser adiadas, porque não sabemos se haverá outras. Portanto, sempre que uma chance se apresentar, o melhor a fazer é vivê-la de modo total.