No Norte destacamos o açaí e no Sul a nectarina; veja as propriedades nutricionais desses alimentos
Volto ao tema dos alimentos típicos das regiões brasileiras. Já falei das regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Então, completo agora falando das regiões Norte e Sul.
O Norte do Brasil guarda riquezas como o açaí e a castanha-do-Pará. O açaí é uma fruta riquíssima em antioxidantes antocianinas, fibras, cálcio e potássio. Pode e deve estar presente na alimentação! O consumo típico na região Norte não é doce como a maioria das pessoas conhece, ele é servido com peixe.
Mas no caso do açaí batido, o ideal é adicionar uma fruta bem madura como a banana para adoçar naturalmente. Para completar o açaí, a castanha-do-Pará é outro alimento que não pode faltar; é rica em selênio, um mineral antioxidante fundamental para o bom funcionamento do cérebro, além de atuar na melhora dos níveis de colesterol. O consumo para usufruir de suas propriedades nutricionais deve ser de uma a duas castanhas diárias.
No Sul, destaco a nectarina, uma fruta rica em vitamina A, complexo B, vitamina C e potássio. A nectarina é uma ótima escolha para a saúde ocular.
Incluo o almeirão, aquela folha bem verdinha que traz boas doses de vitamina A, C, complexo B e ferro, importantes nutrientes para evitar a anemia. Fica delicioso refogado com alho ou numa sopa bem quentinha.
E assim, fechamos nossa série. Até a próxima!