Baixa autoestima e isolamento social

Baixa autoestima e poucos encontros podem levar o meu namorado a me trair?   

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Sou uma garota de 23 anos. Namoro um cara desde o ano passado e agora tivemos essa pandemia que prejudicou muito nossos encontros. Costumava dormir na casa do meu namorado, mas a mãe dele reluta… Então, só posso ir lá quando a mãe dele viaja. Mas, além disso, tenho pouca autoestima. Gostaria de saber se minha baixa autoestima pode fazer com que aumente a probabilidade do meu namorado me trair?”

Resposta: Olá! Eu estou aqui me perguntando sobre qual ponto a sua autoestima poderia influenciar uma possibilidade de traição e, sinceramente, acredito que a sua autoestima não é um fator desencadeante para o outro te trair, e nem o fato do distanciamento por conta da pandemia.

O que pode levar a associar autoestima com traição?

Perguntei aqui também o porquê você associou a sua autoestima com a traição e pensei em algumas coisas que vou compartilhar com você:

Continua após publicidade

Se você não está satisfeita com você, e isso reflete diretamente em seus relacionamentos amorosos ou não, talvez você precise buscar ajuda para enfrentar esse problema.

Quando estamos com baixa autoestima, normalmente nos sentimos mais culpados e distorcemos muito a realidade. Essa distorção sempre é para nos colocar mais para baixo. Por isso, talvez você pense que isso pode ser um fator para a traição.

Exemplo: “Eu não sou bonita, logo meu namorado não vai me querer.”; “Se eu não der um jeito de me encontrar com ele, provavelmente que me troque.” 

É claro que isso aumenta a possibilidade de ciúme, medo de ser traída ou trocada. Você se sentir melhor e com autoestima mais fortalecida, pode te fazer com que esses pensamentos mudem.

Se o seu namorado bombardeia a sua autoestima dizendo: que você não é bonita; que vai buscar uma relação fora porque você não atende a necessidade dele; se ele te “largar” você não arruma mais ninguém; eu vou buscar fora porque você não está disposta a fazer algo (sexual ou não);  e que só ele tem a capacidade de te suportar.

Se for isso, fique atenta,  pois existe uma possibilidade dessa relação ser abusiva ou tóxica. Nada que você fizer será o suficiente. Desse modo, essas frases terão sempre os mesmo conteúdos só vão mudar de contexto Te colocar para baixo é uma estratégia para te manter presa na relação. 

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem