Você burla a dieta ao ir numa festa, depois de seguir à risca todas as orientações do nutricionista por algumas semanas. Como lidar com isso?
Você já fez algum acompanhamento nutricional? Se sim, talvez tenha passado por essa situação: sai do consultório do seu nutricionista feliz da vida com a “dieta” nas mãos! Na primeira semana, a empolgação reina, na segunda também, e na terceira, alguém te chama para uma festa, e ali você acha que está burlando as regras impostas. A partir daí, o desânimo toma conta e você nem volta para o retorno porque acha que não dá para aquilo.
E aí vem a busca por um novo profissional para contar uma nova história, se empolgar novamente e por aí vai…
Burlei a dieta e agora?
Mas venho trazer a notícia que festas, viagens e happy hours fazem parte da vida e vão existir sempre!!! E as regras que muitas vezes são autoimpostas de horários, o que comer sem mesmo gostar, nos desliga de reflexos fisiológicos. Ou seja, o organismo enviando estímulos ‘pedindo’ por comida x saciedade. Isso traz enorme prejuízo, como por exemplo, ansiedade por comida, sentimento de culpa por ter comido e até mesmo desistir da dieta.
É importante se reconectar com sua fisiologia, sinta quando a fome chega, mastigue devagar e observe o ponto que a saciedade dá seu sinal.
O nutricionista vai te auxiliar, mas terá que contar com sua parceria e conhecimento que você trará para a consulta.