Conheça 5 novas estratégias para combater a caspa
Quem sofre com a descamação seborreica característica do quadro de caspa sabe como é difícil resolver o problema. Você sabia que esse incômodo afeta quase metade da população na idade pré-púbere e de qualquer gênero e etnia? Os episódios podem flutuar com a estação, pois geralmente piora no inverno. E ainda existem muito a ser descoberto sobre as causas dessa anomalia.
Por que é tão complexo?
Embora a literatura científica cite o fungo Malassezia como um micro-organismo importante nesses quadros de caspa, não há uma explicação definitiva sobre se a mesma ocorre por proliferação excessiva do fungo ou se ele apenas coloniza um couro cabeludo já desequilibrado.
O impacto da dieta de cada pessoa na modulação do sebo e na resposta imunológica do couro cabeludo impacta no desenvolvimento da descamação.
5 novas estratégias para combater a caspa:
1 – Vale sempre pensar no uso de um shampoo que possa inibir o crescimento da Malassezia.
2 – Mas também é fundamental reduzir a inflamação e o eritema (vermelhidão da pele) com óleos essenciais de camomila e lavanda, que possuem propriedades calmantes.
3 – Atenuar a coceira e o desconforto do couro cabeludo escolhendo fórmulas com ativos hidratantes como a Trehalose e a pró-vitamina B5.
4 – Restaurar a função de barreira da pele e do couro cabeludo, procurando ácidos graxos restauradores, como os presentes no óleo de jojoba.
5 – Equilibrar o microbioma (conjunto de microrganismos: bactérias, vírus, fungos) para efeitos anticaspa duradouros, com probióticos amigos do couro cabeludo.