O sono saudável tem o poder de deixar sua pele renovada e luminosa, mas é preciso respeitar rotinas simples e comprovadamente eficientes; saiba o que fazer e evitar
Dizem que quanto mais breve é o sono, mais breve é a vida e a neurociência tem comprovado isso. Embora seja uma realidade que o sono ainda é um dos últimos grandes mistérios da biologia, já se sabe que dormir menos de seis horas por noite afeta negativamente o sistema imunológico e duplica a possibilidade de desencadear doenças.
Enquanto você dorme, seu corpo trabalha
O sono é um grande restaurador do nosso organismo inteiro, corpo e mente se equilibram e regeneram em vários estágios de desligamento dos sentidos.
A arquitetura do sono compreende ciclos alternados de sono leve e profundo, com duração aproximada de 90 a 110 minutos, divididos em dois momentos diferentes e com funções distintas:
O sono REM (Rapid Eye Movement) é o da atividade cerebral mais intensa, a fase dos sonhos, da recuperação total, quando os hormônios são liberados e tudo se refaz… até a pele e a memória se regeneram.
O sono NREM (Não REM) se divide em três estágios, no primeiro momento há uma sonolência e um dormir bem leve, passando para um relaxamento muscular e desconexão do mundo até chegar na terceira etapa onde o cérebro realmente descansa e o sono é profundo.
Normalmente metade da noite passamos no segundo estágio de sono NREM, 30% do sono oscilam nas várias etapas e só 20% no REM.
Sono de beleza
Para um sono saudável, que vai deixar sua pele renovada e luminosa, vale respeitar rotinas simples e comprovadamente eficientes:
Rotinas para um bom sono
Programe um horário fixo para ir deitar. Ainda que o corpo aguente passar mais horas acordado, a mente precisa se aquietar para descansar. Isso vale para todos os dias da semana, o ano inteiro.
Quarto escuro e silencioso, sem TV, celular ou computador evitam distração e luz artificial, que roubam o padrão ideal para o bom sono.
Adote um ritual de cuidados antes de deitar. Pode ser um banho relaxante, uma automassagem com cosméticos hidratantes, ouvir música suave e até uma meditação rápida. Tudo o que possa contribuir para acalmar a mente é bem-vindo.
O que não fazer
Esqueça tudo o que tem cafeína a partir das 12 horas. Estimulante como café, refrigerantes cafeinados, chá preto e chocolate podem levar até 8 horas para serem metabolizados e atrapalham o bom sono.
Bebidas alcoólicas antes de deitar podem ser relaxantes, mas privam você do sono REM e dos seus benefícios.
Refeições pesadas são indigestas e também comprometem o desenrolar do sono saudável. Opte por alimentos bem fáceis de digerir e diminua o tamanho da porção.