Como anda o estado do seu cabelo?

Saiba como fazer um autodiagnostico, com base na espessura, porosidade e elasticidade, para saber como anda o estado do seu cabelo

Para saber escolher o melhor tratamento para seu cabelo, é importante que você saiba como diagnosticar as condições dele, em que estado está, e estar atualizada com todas as tecnologias e produtos disponíveis no mercado cosmético.

Todas as características ligadas ao cabelo são pessoais e dependem de fatores genéticos, da condição de saúde e dos hábitos de cuidado do cabelo de cada um.

É verdade que os cabelos masculinos são muito menos mal tratados que os femininos. As mulheres submetem seus fios a tratamentos químicos constantes, que acabam com a estrutura natural do cabelo. E isso acontece cada vez mais cedo no nosso país.

Em relação aos homens, culturalmente, são eles que mais respeitam o cabelo, realizando cortes periódicos, que por conta disso impedem a formação de pontas duplas e a quebra no comprimento do fio. O fio masculino é geralmente mais mantido, as camadas estão coesas, bem compactadas e firmes. O fio feminino é poroso, frágil e desvitalizado, totalmente propenso à quebra e ao desgaste.

Como anda o estado do seu cabelo?

Toque no seu cabelo, avalie a espessura do fio e determine se este é um cabelo fino, médio ou grosso. Cabelos cacheados possuem variação de diâmetro ao longo do fio. Portanto, avalie em vários segmentos, deste a região próxima ao couro cabeludo, até as pontas, e anote se houver alteração significativa de espessura e a distância onde essas variações ocorrem.

Continua após publicidade

A porosidade é a capacidade do fio de cabelo absorver a umidade. Um cabelo danificado será altamente poroso, com as camadas da cutícula abertas, expondo o córtex interior. O cabelo nesse estado terá um aspecto ressecado, opaco e quebradiço. Quanto mais poroso for o cabelo, mais rapidamente um tratamento terá efeito. Para realizar a avaliação de porosidade do seu cabelo, segure as mechas de cabelo com uma mão e deslize os dedos da outra mão por toda a extensão dos fios, sentindo as áreas em relação à aspereza ou à suavidade

A elasticidade do cabelo pode determinar o estado do córtex; o cabelo bem hidratado é elástico. Para testar a elasticidade, pegue num fio de cabelo com ambos os polegares e indicadores e estique o cabelo. O cabelo saudável irá esticar cerca de 1/3 mais do seu comprimento e voltar ao tamanho original, este é o cabelo com boa elasticidade.

O cabelo danificado pode não voltar totalmente ao tamanho original, este é o cabelo com média elasticidade. O cabelo extremamente seco ou quebradiço pode partir quando posto em tensão, este é o cabelo sem elasticidade.

Agora você já tem as informações fundamentais sobre a condição do seu fio de cabelo e pode encontrar o produto certo para cada etapa de cuidado!

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

Continua após publicidade