Cosméticos: grandes vilões que geram lixo plástico; veja 4 dicas para minimizar o problema
Se algum dia você se assustou com o tanto de embalagem vazia que sai do seu banheiro a cada mês, já vai ser um bom começo para pensar em sustentabilidade do nosso planeta. Sabia que nosso país já é o quarto no mundo a gerar lixo plástico? E que o lixo marinho, basicamente composto por plástico, representa 75% do lixo do mundo?
O que eu quero contar para vocês, é que os cosméticos também são grandes vilões no tocante à geração de lixo plástico: shampoo, pasta dental, desodorante, hidratante, creme para o rosto, loção hidratante para o corpo, pós-barba, perfume, finalizador capilar e por ai vai… Isso tudo feito de plástico, que acaba caindo no mar e causando desastres imensos a vida marinha.
Cosméticos: 4 dicas para não poluir o planeta
Você pode mudar isso! E não é tão difícil:
– Comece pela escolha de produtos com menos embalagens;
– Opte por alternativas refiláveis;
– Separe o lixo na sua casa para a coleta seletiva;
– Reuse as embalagens bacanas para outras utilidades.
70% do que você paga em um produto cosmético é embalagem
Parece pouco?
Cada pequena ação consciente para diminuir o lixo plástico, tem consequências imensas na continuidade de nossa própria existência. Afinal de contas, o que você usa para cuidar da sua beleza, é o que está dentro da embalagem, e não a embalagem em si, que serve para compor o produto, que, aliás, custa mais caro que a própria fórmula. A embalagem representa 70% do que você paga em um produto cosmético. Isso mesmo! Enquanto a fórmula cosmética representa 30%. Então… isso precisa ser repensado.