Cuidar do corpo nesta pandemia é um desafio que deve ser encarado como uma meta, mas para atingir esse objetivo, você precisa estar com a mente aberta
Sendo muito realista, acredito que essa pandemia irá perdurar pelo ano de 2021 ou enquanto não chegarmos à imunidade de rebanho.
Por isso, nós que gostamos de fazer esportes temos que ter a flexibilidade em manter a mente aberta para nos adaptarmos e adquirirmos novos hábitos enquanto não retornarmos às atividades físicas habituais.
Estes novos hábitos ESTÃO relacionados a tudo que envolve o nosso dia a dia neste momento, principalmente alimentação, movimento do corpo, a paz e a calma em nossos pensamentos. Enfim, os três itens abaixo:
– Alimentação de qualidade e quantidade adequada
– Movimento corporal
– Saúde mental
Assim, convido você a manter a cabeça aberta para novos desafios, que podem se dar dentro da sua casa ou no seu bairro.
Desafie-se
Perda de peso? Engordar está relacionado à balança energética do que se come e do que se gasta em calorias. E, o que mais mexe na balança, seja para engordar ou emagrecer, é a dieta alimentar ou a educação alimentar.
Atualmente, leio muito sobre o termo “detox”. Ou seja, nada mais é do que você prestar muita atenção na qualidade e quantidade dos seus alimentos para se desintoxicar de produtos artificiais, perder peso, ganhar massa muscular. Enfim, você toma cuidado ao que irá colocar dentro do seu corpo.
Para reduzir seu peso será necessário:
– Dieta alimentar
– Educação alimentar
– Detox
– Movimento corporal – darei dicas sobre isso no próximo post
Nesta área da nutrição, cada um no seu quadrado. Sou fisioterapeuta, profissional de educação física, fisiologista. Porém, saiba quantos quilos você quer perder (realisticamente falando) e se enxergue com estes quilos a menos: por exemplo, quero perder 3 quilos para me sentir melhor naquele vestido ou quero perder 5 quilos para não me sentir tão cansada quando for andar pela casa ou para dar um chute inicial no processo de emagrecimento.
Após dar número à sua perda em quilos, desafie se dia após dia, semana após semana atrás desse resultado! Diminua quantidades, troque por alimentos integrais: evite as farinhas brancas, massas, açúcares; coma um prato de salada (folhas verdes). No almoço e jantar, antes do principal, inclua legumes de qualidade (abobrinha, couve-flor, brócolis) e assim vai… Reduza a quantidade no seu jantar. Faça! Realize!