Como excluir o “tudo ou nada” da sua dieta

Saiba como se livrar daquela atitude radical do “tudo ou nada” que acaba com a sua dieta; o caminho do meio é possível  

O começo do ano chega com esperança, novos projetos e por que não ter a alimentação dentro desse combo de desejos?

Não falo sobre dietas da moda, da lua, do jejum, do low carb… e tantas outras que enchem as manchetes, mas falo da comida com uma perspectiva mais ampla. Afinal, comer legumes, frutas, verduras, cereais integrais devem sim fazer parte da base da alimentação, mas aquele bombom preferido também.

Continua após publicidade

Dieta: como se livrar da atitude do “tudo ou nada”

Assim, normalizar o alimento “dito proibido”, também normaliza seu consumo. É só pensar em uma situação comum que a maioria já passou: você está de frente para a caixa do seu bombom preferido e pensa: já que vou comer esse bombom e isso “acaba” com a dieta vou aproveitar e comer todos! Quem já não pensou assim?

Quando normalizamos esse consumo, comer o bombom e saborear com calma faz com que a satisfação seja preenchida e pensamentos de “tudo ou nada” sejam minimizados.

Por isso, faça planos de uma alimentação saudável para o novo ano, mas evite radicalismos. O corpo não precisa ser desafiado, mas nutrido e tratado com gentileza. 

Feliz 2021 com esperança e a resiliência que precisamos!   

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br