Como lidar com gente grosseira no ambiente de trabalho?

Entenda como lidar com gente grosseira no ambiente corporativo, que acaba intoxicando o entorno; o bom humor é uma importante estratégia

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“Tenho um colega de trabalho que trata as pessoas com certa grosseria. Se você comete um erro, ele logo vem com um comentário maldoso. Qual a melhor maneira de lidar com esse tipo de gente?”

Seja sempre honesto e claro na comunicação

Resposta: Acredito que se você tem pelo menos um pouco de intimidade com esse colega, deve chamá-lo para conversar e explicar a situação, apontando, por meio de exemplos, como isso tem sido problemático para ele e para os colegas.

Mostre como isso pode afetar, inclusive, o futuro profissional dele. Afinal, as empresas estão cada vez mais buscando bons ambientes, sendo intolerantes com determinados comportamentos, como o assédio, por exemplo.

Se outras pessoas também estão sendo afetadas, é interessante que conversem da mesma forma com ele, mostrando que essa forma de agir tem desagradado a muitas pessoas.

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Seguem algumas dicas para que você possa colocar em prática para lidar com essa situação:

Não leve para o pessoal: se ele é assim com todo mundo, certamente há questões emocionais não resolvidas, por fim, certamente essa pessoa não conhece outras maneiras de se relacionar, tratando a todos dessa maneira.

Seja o exemplo: seja educado, gentil, e mostre, por meio do seu comportamento, que há outras maneiras de se relacionar. Não “entre na pilha” do agressivo.

Ressalte as qualidades: quando conversar com essa pessoa, ressalte aquilo que ela tem de bom, o que faz bem e como, quando se comporta de forma gentil, age de maneira muito mais adequada e agradável.

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Fique calmo: quando acontecer uma situação como essa, se acalme, respire fundo e converse com a pessoa quando estiver bem; quanto mais irritado estiver, mais fácil será agir da mesma forma, com grosseria, o que só vai piorar a situação.

Seja direto: não faça rodeios, vá direto ao ponto, olhe a pessoa nos olhos e mostre, por meio de exemplos, o quanto esse comportamento não apenas incomoda aos demais, mas, prejudica a ela mesma e é extremamente desagradável. O colaborador não percebe, por vezes, que é o representante da empresa, que leva a sua marca por onde vai e que isso não prejudica apenas pessoas, mas, organizações, manchando a sua imagem.

Mantenha seu tom de voz baixo e sorria: ofereça ajuda para que ele possa mudar esse comportamento e jamais responda de forma passivo-agressiva.

Tente compreender o ponto de vista do outro por meio de perguntas: “Do meu ponto de vista, seus comentários têm sido desrespeitosos, por qual motivo você agiu assim?”. Isso dará espaço para um diálogo saudável. Esteja também aberto para ouvir…

Bom humor: estratégia que desarma uma pessoa grosseira

Use do bom humor: essa é uma estratégia que desarma uma pessoa grosseira, sendo uma ferramenta poderosa de comunicação que se usada adequadamente, pode reverter situações difíceis e pesadas.

Mostre que quer resolver a situação: deixe claro que deseje resolver as coisas, estabelecendo um diálogo direto, pedindo que a pessoa fale sobre os motivos pelos quais ela precisa agir assim e dando espaço para que ela pense como poderia fazer diferente numa mesma situação.

Releve: às vezes, falta-nos inteligência emocional para deixarmos passar certas coisas, focando em outras, mais efetivas e que nos levem mais próximo dos nossos objetivos, sem nos desviarmos com as distrações do caminho.

Tolerância zero às situações de assédio

Porém, se o problema se tornar algo exagerado e se a pessoa não mudar, converse com a liderança dela, mostrando como isso tem atrapalhado o bom ambiente e peça que ela interfira. Afinal, ninguém pode exigir que o outro seja como desejamos e pode ser que você realmente tenha feito tudo o que estava ao seu alcance para resolver o problema.

Muitas situações de assédio começam assim, com “simples grosserias”, ou seja, esse é um elo que deve ser rompido e servir de exemplo para que as pessoas tenham comportamentos mais respeitosos com seus pares, liderados, líderes, fornecedores e colegas. Devemos estimular a tolerância zero ao desrespeito no ambiente de trabalho, mesmo que pareçam “brincadeirinhas”. Muitos casos de sofrimento mental e desenvolvimento de doenças psicológicas começam assim, com algo que parece simples, mas que, se não combatido, pode ter graves consequências.

Psicóloga Clínica, Especialista em Desenvolvimento Humano, RH, Carreira, Liderança, Executive & Life Coaching CRP: 06/74914 https://www.lucianevecchioconsultora.com.br