Como lidar com inveja na família

Para poder lidar com a inveja na família, damos nesse post dicas para você poder refletir sobre o assunto e como fazer um “teste de realidade”    

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Tenho uma prima do primeiro grau e sinto (acho) que ela sente inveja de mim. Ela me segue nas minhas redes sociais, está no meu WhatsApp, e é um vínculo que não gostaria de manter… Porém, por ser uma parente tão próxima, acho que seria uma grosseria da minha parte bloqueá-la. Como devo lidar com essa questão para não me sentir perturbada com essa questão? Muito obrigada.”       

Resposta: Olá! Primeiro, reflita o que faz você se sentir incomodada com ela. Avalie as situações, elencando-as. Muitas vezes, nossa avaliação da situação não é tão acurada e podemos cair no risco de interpretá-las de uma maneira equivocada.

Como lidar com inveja na família

Seria interessante você avaliar a situação a priori e verificar quais evidências, a favor e contra, podem confirmar se ela sente inveja de você. Nesse exercício, você poderá ter mais variáveis do que outras e isso será importante para você poder refletir.

Faça um teste de realidade

E se mesmo assim, houver algum incômodo em relação a um comportamento dela, que influencie ainda na sua percepção, faça um teste de realidade. Esse teste consiste no seguinte: converse com ela sobre alguma impressão que você tenha. Ou seja, o que mais especificamente você pensa sobre esta questão da inveja que a incomoda. Você pode inclusive jogar uma isca, dando um espaço para que ela possa também falar. Assim, quando alinhamos o discurso com a realidade, a interpretação dos fatos se torna mais fidedigna. Muitas vezes, crenças limitantes nos fazem distorcer a realidade.

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental e palestrante. Doutor em Psicologia pela PUC-Campinas. Especialista em Psicologia Clínica pela USP. Certificado pela Federação Brasileira de Terapeutas Cognitivos no Brasil. Autor do livro “O Estresse da Escolha Profissional em Estudantes”, editado pela Paco Editorial. Tem mais de 13 anos de experiência profissional na área clínica. www.sintoniacognitiva.com.br Tel: 11 9 9274 4723