Mas afinal, o que são pessoas tóxicas? Elas reforçam suas crenças limitantes; entenda
São aquelas pessoas que fazem a gente se sentir desconfortável toda vez que se aproximam ou se relacionam conosco. Elas nos fazem sentir sugados na nossa energia, deixam um clima pesado…
Preste atenção! Esses momentos te intoxicam, diminuem sua autoestima, minam sua percepção de quem você realmente é e reforçam padrões e crenças limitantes. Como? Fazendo você entrar nos jogos psicológicos que se transformam numa armadilha.
Armadilhas, jogos de uma pessoa tóxica
O jogo é um círculo vicioso onde a Criança Adaptada e ego Parental se fisgam e repetem comportamentos para confirmar seus enredos.
Os papéis assumidos dentro do triângulo dramático do jogo, são os de (Pai) Perseguidor, (Criança) Vitima e (Pai)Salvador.
Alguém inicia a transação jogando a isca (ponto fraco do outro), a pessoa é fisgada e reage sem pensar, no piloto automático. Em seguida, se frustra com a resposta que recebe (sensação de torpor), ficando sem compreender o que se passou.
Exemplo: Uma pessoa chega mal, se queixando de algum problema (vítima) e a outra pessoa faz várias sugestões de como poderia melhorar. A primeira rejeita todas as hipóteses, porque “precisa” permanecer como vítima (para receber atenção) e a segunda (Salvadora), fica frustrada porque não se sente capaz de resolver. Em casos extremos a frustração pode se transformar em uma raiva, que quando expressa, transforma seu personagem em Perseguidor. É como se houvesse uma energia magnética que força as pessoas a discutirem e se manterem dentro do triângulo.
Enquanto for inconsciente, você não conseguirá sair dessa roda viva. Daí a importância da percepção de si mesmo e do autoconhecimento, para voltar ao presente através do ego Adulto (racional) que lhe trará consciência das opções do momento, sem se estressar, sem se deixar controlar pelo jogo.
A partir da identificação, você coloca limites para o outro e para si, e sai da relação sem nenhum mal sentimento.
Independente da primeira pessoa continuar jogando, você sai do triângulo e não é atingido pela energia tóxica. Você se preserva íntegro, em conexão com a sua essência.
Invista no autoconhecimento, para não adoecer!