Como se alimentar bem e se hidratar

Veja duas dicas bem simples, e que não dão trabalho, para você se alimentar bem, e veja como ficar bem hidratado(a) nessa época do calor      

O ano finalmente começou! Os planos começam a ser relembrados e colocados em prática. E a saúde ganha espaço, ainda mais em tempos de Covid, que se prolonga… Então, que tal pensar no cardápio semanal da semana com mais frutas, legumes e verduras?

Continua após publicidade

Como se alimentar bem: dica I

Escolha um dia na semana para ir ao supermercado – veja como economizar na sua compra semanal. Aquela máxima que muita gente usa: vou ao mercado quando der, nunca funciona e as compras ficam sempre em segundo plano.

Alimentação saudável: dica II

Então, programe-se! É que tal aumentar a ingestão de leguminosas como feijões, grão-de-bico, ervilha, lentilha… e diminuir o consumo de proteína animal? Reserve duas refeições na semana e sugiro no jantar por ser uma refeição leve, o que favorece o sono. Faça uma boa salada, hambúrguer, almôndegas.

Essas leguminosas proporcionam diversas receitas. Essa pequena mudança vai trazer muitos nutrientes, fibras.

Como ficar bem hidratado(a)

E para finalizar, outra promessa de começo de ano é: atenção à ingestão de água. A água é a nossa melhor amiga nessa época. Então, pode ser a água geladinha, passando pela água aromatizada com rodelas de limão e laranja. Você pode inclusive fazer um chá gelado de hortelã ou capim-limão. Isso pode ser uma alternativa à complementação de água.

Para se manter bem hidratado e ter uma boa disposição, faça uma conta simples. Para você ter uma ideia do consumo diário de água, este precisa ser de 35ml por quilo de peso. Logo, uma pessoa que pesa 60 quilos precisa tomar em torno de dois litros de água por dia, ou seja, 2100ml.

Enfim, a água garante: bom humor, ajuda no controle da pressão arterial, da saúde da pele, do intestino, do sistema urinário…

Formada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - 2003. Pós-graduada em gestão de negócios em alimentação (IPCE-UNIGUAÇU- 2006). Pós-graduada em Plantas medicinais e fitoterapia (Instituto Brasileiro de Plantas Medicinais (IBPM/FIOCRUZ) – 2011).  Pós-graduada em transtornos alimentares e obesidade (PUC- Pontifícia Universidade Católica (RJ) – 2019). Professora de pós-graduação nas disciplinas de gastronomia funcional e disfunção da imagem corporal (VP- Centro de Nutrição Funcional). Atendimento em consultório particular - Ipanema/RJ. www.gabrielamaianutricionista.com.br

Continua após publicidade