A autoconfiança é um dos três ingredientes da autoestima
E-mail enviado por uma leitora
“Gostaria de saber se para ter uma vida sexual mais plena é preciso ser confiante. Como construir essa confiança?”
Resposta: A autoconfiança é um dos três “ingredientes” da autoestima. Refere-se sobretudo aos nossos atos. Ou seja, estar confiante é pensar que se é capaz de agir de maneira adequada nas situações importantes. Os outros dois ingredientes são: o amor a si mesmo(a) e a visão de si mesmo(a).
O amor a si mesmo
O amor a si mesmo(a) nos possibilita conseguir resistir às adversidades e a nos recompor após um fracasso. Isso seguramente nos protege do desespero diante dos enfrentamentos difíceis que a vida impõe.
A visão positiva de si mesmo
Da mesma forma que, a visão positiva de si mesmo(a), a partir da convicção de que somos portadores de qualidades e defeitos, assim como também são os outros à nossa volta, nos permite estabelecer conexões afetivas mais realistas e satisfatórias.
Bem, se somos todos seres com potencialidades e limitações, então precisamos estar confiantes na adequação das nossas ações, exercer o amor próprio e ter um autoconceito positivo para que as nossas escolhas possam estar em consonância com a nossa essência e o nosso potencial real. Esse “combo” é fundamental para uma autoestima sustentável, aproximações mais bem-sucedidas e uma vida sexual mais estimulante.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.