Dar bronca no filho: isso pode afetar a autoestima dele?

Entenda por que dar bronca no filho(a) não é uma atitude necessária; há uma outra saída

E-mail enviado por um leitor:

“Meu filho ainda é uma criança. Como posso dar uma bronca nele, mas sem que isso afete a sua autoestima?”

Resposta: Em nenhum momento as broncas são necessárias. Um bom relacionamento entre pais e filhos faz com que as broncas não sejam necessárias.

Continua após publicidade

Desde cedo, coloque limites e regras claras para o seu filho(a) e diga exatamente o que você espera dele(a). Assim, as broncas não serão necessárias.

Construa um bom relacionamento com seu filho para não precisar dar bronca

Um bom relacionamento com o seu filho(a) fará com que ser pai seja menos estressante. Seja pai, mas não seja amigo do seu filho(a). As crianças gostam de sentir que os adultos se importam com elas. E uma maneira de se fazer isso, é ter um relacionamento bom e aberto. Os limites e as regras devem ser de acordo com a idade e desenvolvimento do seu filho(a).

Quando uma pessoa possui uma boa autoestima, ela se sente capaz de superar obstáculos e saber exatamente quais são as suas próprias limitações.

Com um bom relacionamento, você poderá chamar a atenção do seu filho(a) sem precisar dar bronca. Se for necessário chamar a atenção do seu filho(a), não faça na frente de amigos dele(a) ou de outras pessoas. Isso é desnecessário e pode criar mais atrito entre você e o seu filho(a).

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.