Como superar a ansiedade

A ansiedade pode levar à depressão, crises de pânico e trazer muito sofrimento físico, mental e emocional. Conheça o segredo para se liberar do grande peso da ansiedade.

Vivemos em uma cultura onde existe a ansiedade. Muitas exigências nos empregos, na vida, muita competição, cobrança nos relacionamentos. As notícias nos mostram apenas o lado dramático do mundo, e por causa disso, muitos ficam ansiosos e até apavorados.

Nosso mundo é dual. Acontecem catástrofes, problemas, mas também acontecem coisas boas e, raramente, são mostradas as notícias de pessoas altruístas e bondosas por uma boa causa, a beleza do mundo ou programas na TV, filmes ou seriados que elevem nosso espírito e confiança na vida.

Não basta ter autoconhecimento, é preciso se nutrir dele

A ansiedade pode levar a níveis de patologia, depressão, crises de pânico e gerar muito sofrimento tanto físico como mental e emocional. Da mesma maneira que não vivemos daquilo que comemos, mas do que assimilamos, assim também, os sábios ensinamentos nada nos acrescentam se forem somente informações. Temos que assimilar o conhecimento que traz autoconhecimento e nos liberta de ficarmos ansiosos.

A ansiedade está muito ligada à respiração ofegante, aos pensamentos negativos ou expectativas do futuro, na vida e nos outros. Às vezes, pode ser algo que teremos que confrontar, superar e não estamos preparados para isso.

Sofremos muito por medo. E, temos que entender que o medo faz parte da vida. Não é fraqueza ter medo. Até os guerreiros sentem medo. Importante é não deixar o medo nos paralisar. Quem supera o medo, conquista muito e descobre sua própria coragem. Vence o medo de ter medo, que é o pânico. Aprende a conviver com o medo sem ansiedade e sem expectativas.

Continua após publicidade

Segredo para se liberar do grande peso da ansiedade

Quem fica buscando algo que não está aqui e sim no futuro, esvazia o momento presente, pois tudo que pensa fica no futuro. Apesar dos problemas, temos que viver cada dia com gratidão e aceitação. Por hoje, saborear os momentos simples da vida. Isso diminui a turbulência da mente que gera inquietude, angústia, tristeza.

As emoções descontroladas tiram a lucidez, a racionalidade e nos colocam em péssimo estado de insegurança. A ansiedade é limitante, paralisante e projeta o medo nas coisas, na realidade e nos fatos. A pessoa com expectativas ruins tende a ser negativa e pensa que só com ela as coisas dão errado. Não consegue ter uma mente clara, positiva. E isso diminui a eficiência, as chances de sucesso e espalha pessimismo para os outros.

Precisamos educar a nós mesmos, diminuir a pressa. Entender que somente temos o momento presente e sem isso, temos uma vida ausente e com muito sofrimento.

Não podemos deixar a mente nos chantagear com medo da opinião dos outros ou não aceitar perdas e acontecimentos difíceis. Quem não aceita o fracasso, se bloqueia pelo medo. A ansiedade, as expectativas, viver o futuro faz surgir o medo de fracassar em entrevistas, palestras, aulas, em relacionamentos e na vida. Além da insegurança, isso traz agressividade.

Os problemas somente vão desaparecendo quando vamos aprendendo com as lições da vida. Para vencermos, temos que ter vontade e esperança. Como ensina o Yoga, temos que criar músculos na alma. Temos que treinar a musculatura da vontade, da determinação. Desenvolver uma fé inabalável que tudo acontece segundo a vontade de Deus.

Aceitar que estamos vivenciando nosso karma, a lei de causa e efeito. Compreender que podemos diminuir os karmas, praticando o Dharma, que é o correto pensamento, a correta palavra, a correta ação, correto modo de vida.

Desenvolver a generosidade. Ficar atento a ser generoso e compreensivo na vida diária. Deixar seu coração por onde passar. Amor em ação. Repousar nos braços do Senhor. Tomar refúgio em Deus que habita em nós.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.