Como superar o medo?

Para poder superar o medo, é preciso reconhecer que a maioria dos nossos medos é imaginária. O medo é uma prisão mental. Os medos são ilusões, pois são antecipações da nossa mente que, na maior parte das vezes, nunca se concretiza.   

Nas escrituras indianas, o medo é descrito como um dos nossos piores inimigos. A Filosofia do Yoga nos dá uma grande ajuda com sua sabedoria e ensinamentos para comandar nossa luta com esses medos, quer sejam reais ou infundados.

Precisamos ficar livres da tirania do controle dos medos sobre nossa mente, emoções e sentimentos. O medo enfraquece o corpo e a mente. Ficamos vulneráveis, debilitados e sem confiança.

Continua após publicidade

A transformação sempre demandou passar por momentos desafiantes, dificuldades, perdas, dores da alma e dores físicas. Não existe um atalho. Temos que enfrentar o que acontece.

Primeiro passo para superar o medo

Para começar a superar o medo que se infiltra nos pensamentos, precisamos permitir que nossa mente fique quieta. E, para isso, é de vital importância a meditação diária, observar a respiração para amainar o barulho da mente e a inquietação do corpo. Aprenda aqui no meu texto anterior como observar a respiração e como meditar.

Pratique a meditação, invista no apaziguamento, sem desistir. Insista e começará a perceber os benefícios. A mente negativa não que meditar. Não quer se aquietar. O medo não gosta de estar na luz interna. Portanto, medite e deixe a luz do Ser interior dissolver o medo.

Para superar as influências desse grande inimigo interno, precisamos descobrir os pontos fracos do medo. O medo se esconde atrás da preguiça. Ele não gosta do apoio da família nem dos amigos.

Continua após publicidade

O medo não gosta do poder das orações. Não gosta do poder do mantra. E, a repetição do mantra é o melhor antídoto para a doença chamada medo – medo que o afasta de Deus e destrói sua paz. Portanto, sintonize sua mente, corpo e coração com as vibrações de um mantra. Pode ser o mantra, em sânscrito, Om Namah Shivaya (que significa eu Honro Deus que habita em mim).

Você pode fazer a repetição do mantra com a ajuda de um japa mala, como um rosário. Pode repetir mentalmente ou falar o mantra, enquanto passa as contas do rosário. A cada conta do rosário, inspira e mentalize Om Namah Shivaya, e a cada conta expire longamente e repita Om Namah Shivaya. Essa prática tem um grande poder de acalmar corpo e mente, de proteger, de purificar os pensamentos e nos conectar com o espaço de paz dentro de nós.

Pratique e permita que a luz do mantra dissolva a existência dos medos. Não é uma tarefa fácil impedir a mente de avançar em direções inquietantes ou correr para os piores cenários. Para vencer o ego, o medo e todos os venenos mentais, é necessário ter disciplina, prática constante e diária, com firme vontade e concentração.

Continua após publicidade
Para poder superar o medo, deixe-se influenciar pelo pensamento positivo e descarte seu oposto negativo

Precisamos nos redirecionar para o presente, mudar nossa perspectiva, nossa abordagem, mudar a natureza dos pensamentos. Substituir, imediatamente, os pensamentos negativos por pensamentos positivos. Isso vai trazer sabedoria e acalmar a turbulência da mente.

Nem sempre conseguimos manter a mente longe de ser consumida pelas emoções. Graças a Deus, muitas fantasias, sofrimentos e imaginações da mente negativa não acontecem E, muitas vezes podemos dizer depois:  “Obrigado Deus. Obrigada Deus”.

Então, se você estiver passando por alguma doença difícil, ou problemas financeiros, luto, perdas, e se achar que suas emoções estão em ponto de ebulição, volte-se para dentro e encontre o apoio interior.

Busque refúgio no seu interior

Um grande Mestre Yogue, Baba Muktananda disse: “Há somente duas coisas que inspiram medo. A primeira é que você não está consciente do espaço divino de destemor em seu interior. A outra é que você não está consciente da ajuda de Deus.”

Busque refúgio no Senhor, repetindo mentalmente frases como: “Deus está comigo, Eu estou com Deus. Deus está me protegendo”. Crie um refúgio seguro. E, esse apoio interno será como uma apólice de seguro para lhe ajudar a ter resiliência, superação e aceitação.

Sinta e repita mentalmente muitas vezes: “Deus está na minha frente. Deus está atrás de mim, Deus está em cada lado meu. Aonde eu for, e no que estiver fazendo, Deus sempre me protegerá.

Para a recuperação da saúde, mentalize: “Deus me abraça e me envolve com Seu imenso amor. Já estou curado (a)”.

Ou você poder criar e escrever suas próprias palavras encorajadoras. E, quando repeti-las, sinta e relaxe todo o seu Ser. Deixe a respiração fluir com a frase iluminadora e sinta a experiência de se soltar, de estar à vontade e seguro.

Torne-se forte e corajoso. Sinta: “Eu sou forte, forte, forte. Eu faço parte de Deus. Deus é força e estou pleno de força”.

Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!

É formada em Yoga pela Federação de Yoga do Brasil e Centro de Estudos de Yoga Narayana/SP com cursos de aperfeiçoamento em Hatha Yoga e Meditação nos Estados Unidos.  Foi Professora de Hatha Yoga por 26 anos em Santos/SP. Atualmente ensina Filosofia do Yoga e Meditação.