Ter vontade de voltar a fazer sexo após a gravidez faz parte do processo de recuperar o lugar de cada um, como parceiros afetivo-sexuais, nessa nova etapa
Pergunta de uma leitora:
“Sempre tive interesse por sexo… e meu marido também… Mas depois que o bebê nasceu – está agora com 8 meses -, perdi completamente o interesse… Isso começa a me afetar e prejudicar a minha relação com o meu marido. O que preciso fazer para voltar a ter vontade de fazer sexo, voltar com o ‘fogo perdido’. Há uma caminho? Se puder me ajudar… Obrigada.”
Resposta: A chegada de um filho é um evento que muda a vida do casal. Inclusive na intimidade sexual. Mudanças na rotina, como ter que priorizar os cuidados e a atenção às demandas do bebê, somados às alterações bioquímicas que afetam a mulher após o parto, fazem parte da evolução da relação em um aprendizado contínuo no exercício dos papéis de pai e mãe.
Recuperar, então, o lugar de cada um como parceiros afetivo-sexuais nessa nova etapa faz parte desse processo.
Como ter vontade de voltar a fazer sexo após a gravidez?
Do ponto de vista prático, significa estimular a comunicação e o cuidado mútuos, reservar espaços de tempo possíveis para atividades prazerosas que renovem a energia e a descontração do casal; e explorar novas formas de aproximação na intimidade sexual. O toque físico, por exemplo, eleva a ocitocina (considerado o hormônio do amor), por isso as carícias, massagens mútuas elevam os níveis de ocitocina que contribuem para o fortalecimento do vínculo e a erotização em ambos os sexos.
O desejo sexual precisa ser cultivado e renovado por ações que promovam um melhor tempo de qualidade na vida a dois para se estabelecer, e manter, a sexualidade ativa na vida do casal.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.