Como você reage às críticas?

Dificilmente seu ego se preocupará em saber se a crítica possui algum fundamento ou não. Conheça algumas ‘habilidades’ para reagir com maturidade às críticas.      

São raros os seres humanos que lidam bem com a crítica, pois para isso é necessária uma autoestima sólida e uma autoconfiança inabalável.

Continua após publicidade

Mas alcançar este estágio de maturidade em nosso desenvolvimento, não é algo fácil. É característico do ego, reagir na defensiva frente a qualquer comentário que o faça sentir-se inferiorizado.

E muitos mecanismos de reação são necessários para que o ego sinta-se novamente inteiro, e tenha o conceito de “eu” restabelecido.

Os gritos raivosos, as justificativas e as acusações, são essenciais para que o ego se sinta plenamente restaurado. No grau extremo, essa reação se caracteriza pela violência física.

Dificilmente o ego se preocupará em saber se a crítica possui algum fundamento ou não. Ele simplesmente reagirá de forma a preservar sua identidade.

Continua após publicidade

Essas são atitudes inconscientes, sobre as quais a maioria das pessoas não tem qualquer controle.

Somente a partir do momento em que se dispõe a investigar profundamente as razões desse comportamento, por sentir que angaria conflitos o tempo todo, é que o ser humano pode começar a transformação.

Autoconfiança e o julgamento alheio

O primeiro passo é parar de reagir a qualquer crítica ou ofensa que lhe forem dirigidas. A princípio, para alguém fortemente centrado no ego, essa é uma atitude impensável.

Continua após publicidade

Se conseguir superar a fase em que sua autoimagem se sente fortemente diminuída, e dar um passo adiante, o que se seguirá será um intenso sentimento de liberdade.

Ao descobrir-se capaz de se manter indiferente ao julgamento alheio, um profundo crescimento interior começa a acontecer. E, surpreendentemente, ao invés de sentir-se diminuído, você se tornará maior aos seus próprios olhos, que é, afinal, o que realmente importa.

Jornalista de formação, atuou na área durante vinte e cinco anos. Neste período, aprofundou também os estudos de psicologia, astrologia e tarô, e o processo de autoconhecimento através do budismo e dos ensinamentos do mestre indiano Osho. Atua profissionalmente como terapeuta holística há 17 anos.