Dá pra prevenir rugas e linhas no rosto?

Veja neste post como minimizar os efeitos de linhas e rugas vindos com o passar dos anos    

Vamos falar sobre um dos sinais mais importantes do envelhecimento da pele do rosto: a mudança do aspecto lisinho e macio para a superfície sulcada, vincada e heterogênea.

As linhas e rugas faciais se iniciam nas regiões onde estão os músculos mímicos, aqueles responsáveis pelo gestual do rosto ao expressar os sentimentos, como rir, chorar e falar.

Segundo um grande estudo na área de psicologia, denominado FACS (Facial Action Coding System), são mais de 10 mil formas de expressão possíveis ao trabalhar essa musculatura tão inteligente.

Assim, além das mais conhecidas formas de trabalho da musculatura facial para expressar alegria, tristeza, medo, surpresa, aversão, espanto, raiva e desprezo, que são as 7 emoções básicas universais, também existem as microexpressões involuntárias.

Linhas e rugas

Mas o nosso assunto hoje é abordar o que acontece, principalmente, ao redor dos olhos e dos lábios. Então, a cada minuto piscamos em torno de 100 vezes, contraindo toda a musculatura orbicular (ao redor dos olhos. Logo, essa ação continuamente repetida ao longo da vida, vai sulcando a área e, desse modo, surgem linhas finas na pele, que evoluem para a formação de rugas, comumente chamadas de “pé-de galinha”.

Ao redor dos lábios acontece a mesma coisa, pois o movimento da musculatura labial ao falar também dispara esse tipo de sulco, popularmente chamado de “código de barra”. As linhas e rugas nestas regiões são chamadas de “dinâmicas” ou devidas ao movimento.

Já o sulco nasolabial, conhecido como “bigode chinês”, é decorrente da flacidez facial, cuja pele, por escassez de sustentação, ao passar do tempo vai sofrendo a ação da gravidade e forma esse tipo de vinco cutâneo.

O que você pode fazer

Está fora de cogitação tentar paralisar a musculatura facial para se expressar. No entanto, existem cosméticos muito bem formulados, que atuam na resiliência da pele ao repetir tantas vezes o mesmo movimento e, dessa maneira, reduzem a formação de sulcos e melhoram a produção interna de substâncias como colágeno e elastina, que preenchem a pele.

Busque séruns e cremes faciais contendo peptídeos, como Hexapeptide-40 e Oligopeptide-1, que atuam dessa maneira e vão atrasar a chegada desses indesejados sinais de envelhecimento na sua pele.

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br

Continua após publicidade