Vegano é quem decide por diversas questões não comer nada de proteína animal. Entenda a diferença entre ser vegano e vegetariano.
Se você é vegano ou conhece alguém que seja, pode ter uma dúvida: de onde conseguir proteína na alimentação?
Diferença entre veganismo e vegetarianismo
Veganismo é um movimento em que seus adeptos evitam, na medida do possível e do praticável, excluir todas as formas de exploração e crueldade contra os animais – seja na alimentação, vestuário ou outras esferas do consumo. Já o vegetarianismo é uma escolha alimentar na qual se tira os produtos de origem animal do cardápio.
Portanto, vegano é quem decide por diversas questões não comer nada de proteína animal (carne, frango, peixe, porco, lácteos…).
Mas uma pergunta que sempre me fazem é: se não come carne de onde vem a proteína? Das leguminosas! Os feijões em geral, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados (de preferência orgânica), amendoim fazem o papel da proteína. São ótimas fontes de proteína vegetal e precisam estar no dia a dia dos veganos em todas as refeições.
No café da manhã e nos lanches: o tofu mexido ou cremoso, pasta de hummus ou lentilha no pão fazem sucesso. E no almoço e jantar a deliciosa combinação de arroz e feijão é perfeita!
Aliados aos legumes, verduras e frutas, a alimentação vegana é saudável, mas, se possível, deve ser acompanhada por um nutricionista que vai equilibrar e distribuir corretamente os alimentos durante o dia. Além disso, um nutriente que muitas vezes precisa ser suplementado é a vitamina B12, que tem suas maiores fontes nas proteínas animais e essa suplementação precisa ser supervisionada. Até o próximo texto!