Por Emilce Shrividya Starling
O medo se esconde em cantos escuros de nossa mente. Tem muitos disfarces e conotações diferentes.
Às vezes, pensamos: ”Eu sou forte, não tenho medo algum. Eu posso fazer isso”. Mas, uma voz dentro de nós diz: ”Será verdade?”.
Assim, duvidamos de nós mesmos e deixamos o medo infiltrar em nossa mente. Ele floresce nas sombras dos pensamentos negativos. Nós o alimentamos com pressentimentos distorcidos. Permitimos que crie raízes quando acreditamos nesse medo e ficamos aterrorizados remoendo temores imaginários.
Um dos esconderijos do medo é o receio de que algo ruim esteja por acontecer. Quando sentir isso, observe que tipos de pensamentos se escondem atrás do receio. Por exemplo, se você tem medo de prestar um concurso, dar uma aula ou palestra, ou iniciar um emprego, analise se existe atrás desse medo a preguiça de ter de se esforçar, de precisar se aprimorar e de estudar.
Às vezes, você pode sentir medo de amar, de fazer mudanças importantes, por medo de se decepcionar, do desconhecido, de não ser aceito e amado. Comece enfrentando pequenos receios diariamente. Ao encarar o medo, ele se dissolve como bolha de sabão, pois ele não tem existência verdadeira, é fruto da imaginação, da ilusão e fantasias pessimistas.
Desenvolva as virtudes da coragem, do destemor e do amor. Quando sentimos amor, o medo desaparece.
Tive uma forte experiência, ao dar minha primeira aula de Yoga para ser analisada por um professor muito crítico. Estava com muito medo antes, achando que poderia fracassar, mas ao começar administrar a aula, entrei em contato com meu amor em transmitir os sábios ensinamentos do Yoga. Em lugar do medo, surgiu uma ternura em minha voz. E uma alegria e confiança interior me envolveram completamente. A aula foi um sucesso. O que aconteceu surpreendeu ao meu professor e a mim mesma. Descobri uma nova pessoa dentro de mim mesma, com muitas potencialidades e dons naturais. Eu me encantei com o que senti dentro de mim mesma. Nessa aula, o Amor venceu meu ego, onde estava o medo.
Dessa aula surgiu a forte vontade de ser professora de Yoga. Mas depois surgiram dúvidas e me analisei. Foi importante descobrir que além do medo do ego de não aceitar críticas ou o fracasso, eu tinha preguiça de enfrentar a missão de ser professora de Yoga, pois eu sabia que seria necessário muito esforço, vontade, motivação e estudo para ter sucesso e ser boa professora.
O amor e gratidão ao Yoga venceram. Fiz vários cursos, me esforcei muito com entusiasmo, sem preguiça. Estudei e treinei muito as práticas para meu diploma de Yoga. Pratiquei diariamente as posturas do Yoga e meditação para transmitir a verdadeira vivência do Yoga e não apenas teoria.
Melhorei a mim mesma em todos os sentidos e comecei minha nobre e gratificante missão de ser professora de Hatha Yoga e meditação por 30 anos. Sou profundamente grata por esse meu trabalho abençoado que me transformou para melhor e me fez evoluir espiritualmente.
É importante vencer esse medo que paralisa, que corta as boas oportunidades e chances de ser mais realizado e feliz.
Acredite em você mesmo. Acredite na vida. Acredite no Amor. Confie em Deus que habita em você e sinta a coragem, generosidade, gentileza que são qualidades divinas que aniquilam o medo.
Namaste! Deus em mim saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!