por Eduardo Yabusaki
Fatores externos ao relacionamento deveriam não interferir ou interferir pouco na relação do casal. Porém, não é o que observamos na convivência entre os pares.
Afinal, ter amigas e amigos faz parte da vida de ambos. E isso também precisa passar por um processo adaptativo para que não traga transtornos.
Mas como reagir ou o que fazer com aquela amiga muito íntima que sempre fica abraçada ou próxima ao seu namorado e que vive dando presentes?
Ou então… Como lidar com mulheres que dão em cima do seu namorado ou que ficam querendo a atenção dele?
Essas situações acontecem e não há como fugir delas, se elas incomodam, precisam ser resolvidas para que não ocasionem desentendimentos e desgaste desnecessário entre ambos.
O único caminho é um bom diálogo para que possam conversar sobre esse tipo de situação que faz parte dos relacionamentos. O que não pode acontecer, é achar que isso seja besteira ou de pouca importância, pois não é.
Saiba lidar com a situação em três passos:
1º) É preciso que ambos exponham como veem a situação e o que essa representa para cada um, pois a ocorrência de situações que causem incômodo ou um sentimento de rejeição de forma recorrente, pode nutrir sentimentos negativos como insegurança, angústia, raiva…
2º) É importante avaliar se esse incômodo ou sentimento de rejeição não é exagerado ou decorrente de um trauma/traição de uma relação anterior: às vezes um ciúme gerado pela proximidade de uma amiga dele pode ser apenas fruto de uma vivência pessoal associada a uma outra situação e não ao evento atual. Isso faz com que a pessoa se sinta insegura no atual relacionamento, temendo que ocorra o mesmo.
3º) A única coisa que não pode acontecer é deixar pra lá e achar que não é importante e sofrer calada. Não existe situação ou diferença que não possa ser ajustada e resolvida com uma boa conversa, desde que seja o desejo de ambos. Para o bom relacionamento conversar sempre, se calar jamais!