Estou a fim de uma garota, mas a gente é muito amigo

Saiba como descobrir se você tem chances com ela sem precisar se expor muito

E-mail enviado por um leitor:

Continua após publicidade

“Estou a fim de uma garota e isso já tem muito tempo. A gente tem uma amizade bacana. Não aguento mais guardar isso dentro de mim. Não sei se tenho chance com ela… Pensei em me declarar na próxima vez em que nos encontrarmos, se houver uma oportunidade. Mas tenho medo de aí ficar naquela de “nem fá, nem fú”, nem a amiga e nem a namorada. Por favor me ajude! Obrigado.”

Resposta: Olá. Olha, nessas situações é bem comum a gente que está apaixonado demonstrar de alguma forma para o outro. Talvez ela possa ter ideia sim que você tenha interesse, até porque se faz tempo que você o tem, ela pode ter percebido e não ter comentado nada.

Se ela percebeu e não demonstrou nada para você, talvez ela realmente espere de você um vínculo de amizade. Mas, não podemos contar com suposições, temos que contar com fatos concretos.

O que fazer quando se está a fim de uma garota, mas vocês são muito amigos?

Talvez, uma forma de abordar o assunto, é investigar se ela tem interesse atualmente em alguém. Assim, se ela falar que não quer se relacionar ou ficar com ninguém, você sabe da resposta sem se expor muito. Se ela disser que sim, veja se existe a possibilidade que esse interesse possa ser por você. E aí, a partir disso, fale que você tem interesse.

Uma dica para você refletir antes de se expor… veja se você faz o “tipo” dela. Se você é amigo dela, já deve ter visto ela se relacionar com outras pessoas. Provavelmente, deve ter alguma ideia das pessoas pelas quais ela sente atração.

Continua após publicidade

Entretanto, a coisa que mais funciona nesse tipo de situação, é dizer a verdade. Como você mesmo disse na pergunta: “fulana eu quero te dizer uma coisa faz um tempo, mas tenho medo que isso possa interferir na nossa relação de uma forma negativa ou que nos afaste, é que eu tô a fim de você faz algum tempo, não sei se já tinha percebido, mas decidi falar porque tá difícil ficar nessa situação, gosto de ser seu amigo e não quero perder a amizade, mas também tenho interesse em ficar contigo”.

Espere a pessoa processar o que você disse, e ela vai te falar alguma coisa. Se ela der alguma “deixa” que é possível ter algo a mais entre vocês, faça a proposta oficial de um encontro. Caso seja negativa a resposta. Ou seja, ela não demonstrou interesse, tem a possibilidade de ficar um climão. E é isso que provavelmente é o que te dá medo, porque na sua percepção se tem muito a perder. Mas também caro leitor, viver nessa agonia empata muito a sua vida, né? Não se dar a oportunidade de viver novas experiências, faz com que se sinta sufocado ou ansioso na presença dela, e quanto mais tempo se vive nessa angústia, menos resolutivo e mais medo vai te dar e a bola de neve fica cada vez maior.

Espero que eu tenha lhe ajudado com a resposta. E boa sorte!

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem