Lidar com a mente dispersa não é fácil, mas não é um bicho de sete cabeças. Listamos nesse post 5 técnicas que podem te ajudar a lidar com a falta de concentração.
E-mail enviado por uma leitora:
“Sou muito introspectiva e, com o home office na pandemia, ficou difícil prestar atenção por muito tempo no que as pessoas falam. Quando dou por mim, já não estou mais ouvindo o que elas falam e estou imersa em pensamentos que não têm ou possuem pouca relação com o que meus colegas de trabalho falam. E isso tem me dado problemas, porque sempre estou tendo que dizer: “Desculpe-me, mas o que você falou mesmo?” Fico repetindo mentalmente o que a pessoa está falando para não me dispersar, mas nem sempre consigo por muito tempo. E quando consigo, sinto-me exausta no final. Minha mente não se fixa em nada por muito tempo. Por favor, me ajude!”
Resposta: O que você está sentindo tem sido relatado por muitas pessoas: dificuldade em manter a concentração.
Eu acredito que você, que se descreve como introspectiva, tenha o hábito de pensar muito e “viajar” em seus pensamentos, não é?
Então, para pessoas como você, que não estão habituadas a dirigir a atenção para fora de si mesmas, fica muito difícil se concentrar em frente à tela de um computador.
A maioria das pessoas nunca passou por uma situação tão conturbada como a que estamos vivendo agora e esse NOVO nos pegou de surpresa.
Para lidar com a mente dispersa
Como sair desta situação? Não é fácil! É preciso muito treino de concentração, disponibilidade para ouvir o outro e perceber que sua performance no trabalho depende disso.
Existem várias técnicas para melhorar a concentração e eu sugiro que você procure a que mais se adeque a você! Não é fácil, mas não é um bicho de sete cabeças! E entre as possíveis técnicas, podemos listar as seguintes:
- Dividir a jornada de trabalho
- Treino Cerebral: jogos disponíveis na Internet, tipo Amazing Alex
- Eliminar distrações e confusões no local de trabalho
- Praticar meditação
- Ter boa saúde: ter o hábito de se alimentar bem e praticar exercícios físicos.
Espero que isso possa te ajudar. Boa sorte!
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.