Meu filho não consegue se concentrar nas aulas online

Psicopedagoga aponta principal fator que pode levar a essa dificuldade em se concentrar

E-mail enviado por um leitor:

“Meu filho ainda é uma criança de oito anos. Noto que ele tem muita dificuldade em se concentrar nas aulas online. Tem como melhorar o nível de concentração dele?”

Resposta: Essa é uma excelente pergunta. No começo da pandemia, houve uma migração muito grande para o módulo online. E consequentemente as aulas. Os professores e famílias tiveram de se adaptar. Só que as crianças e adultos estão cansados das aulas online. Acho que o maior fator da falta de concentração é a falta de convívio com os amigos da mesma idade, sem um adulto por perto – o professor. As crianças precisam ter o seu espaço para poder conversar sobre os assuntos que interessam a elas, sem a interferência de um adulto.

Continua após publicidade

Mas a falta de espaço é só um dos fatores que levam à dificuldade de concentração. A escola presencial dá a oportunidade de conversar pessoalmente sem essa interferência.

Assim, uma possibilidade é ter um horário para o seu filho conversar com os amigos sem ninguém por perto e ter a liberdade de falar como se estivesse na escola.

Os amigos do seu filho moram perto? Uma alternativa é que eles se encontrem presencialmente para conversar. Mas todos com máscara.

Em relação às aulas online, tente não cobrar muita produção ou trabalhos. Então, procure criar uma rotina onde haja horários para aula e horários para o lazer muito bem divididos e equilibrados.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.

Continua após publicidade