Meu filho não quer estudar nem trabalhar. O que faço?

E-mail enviado por uma leitora:

“O que podemos fazer como pais de filhos adultos de 22 anos que não querem mais estudar e não têm responsabilidade em se manter em um só emprego?”

Continua após publicidade

Resposta: Com 22 anos está na hora de assumir algumas responsabilidades. Você pode tentar ver se ele paga algumas contas. Com certeza voltar a estudar é muito importante.

Três motivações

Ele poderá encontrar amigos que estudaram com ele para que se sinta incentivado a voltar a estudar ou ter uma profissão.

Mostre a ele exemplos de pessoas que você conhece, que estudaram e trabalharam, para comprar um carro ou qualquer outro sonho de consumo.

Continua após publicidade

3ª É muito importante ter contato com adultos responsáveis ou levar em ONGs que façam um trabalho com jovens desmotivados.

Por que ele não para no emprego? Ele briga com os chefes? Está desanimado? Está difícil de encontrar emprego? Qual o interesse dele? A partir disso, pense em uma solução simples, ele poderá começar, por exemplo, a trabalhar como entregador de moto ou bicicleta ou em outro lugar perto de casa.

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade