Só terminar o namoro ou eliminá-lo de vez da minha vida?

Eliminar de vez a pessoa da sua vida, ou ainda, manter até mesmo uma relação de amizade, vai depender de como esse relacionamento terminou e de diversos fatores que podem estar por trás dessa relação

Resposta: Nessa situação não há certo ou errado, vai depender de cada um e de cada relação.

Continua após publicidade

Motivos considerados mais “trágicos” para o fim de uma relação, normalmente faz com que pelo menos uma das pessoas escolha cortar de vez o contato, não falar, deletar fotos etc.

Já motivos não tão trágicos e a mudança do sentimento que existe pelo par, por exemplo, se tornaram amigos, não tem mais atração física um pelo outro, mas existe cumplicidade, normalmente são situações que as pessoas mantêm contato. Porém, isso não significa que sejam amigos para sempre ou melhores amigos.

Só terminar o namoro ou eliminá-lo de vez da minha vida?

As relações às vezes são mais complexas do que achamos. Assim, ter apenas dois caminhos, pode não ser a única alternativa. Logo, tem gente que se torna amigo do ex. Porém, quando começa uma outra relação, não se sente confortável em manter a amizade e se afasta.

Se você tem bens, bichinhos de estimação, filhos, amigos importantes em comum, às vezes não terá como fugir de encontros com o ex. Então, se der para se tratarem de forma mais amigável, pode ser um ganho para ambos.

Continua após publicidade

Por que o interesse em manter o vínculo?

Mas além disso, há uma outra coisa que é necessário avaliar: o interesse em manter o contato. Quando não temos algumas dessas situações que listei acima, é mais comum que a relação se extinga com o tempo, porque as atividades e “coisas” em comum vão se dissipando. Por isso, se há algum “interesse” por trás em manter essa relação, isso sim pode ser um alerta para decidir o norte da sua escolha. Explico.

Muita gente quer manter uma “amizade” com o(a) ex para não se afastar, e assim tentar “mudar” a cabeça dele(a): “Eu vou ficar perto para ele(a) perceber que sou o amor da vida dele(a)”. Isso sim pode ser uma prisão, ficar próximo para tentar manter o controle dele(a), para limitar a possibilidade da pessoa seguir a vida dela. Isso não é uma situação saudável para os dois. Então, você fica querendo manter essa relação de “amizade”, mesmo que no fundo você saiba que não vai retomar ou dar em nada, mas escolhe isso porque é melhor ter a amizade dele(a) do que não ter contato algum. Lembrando que isso também vale para o(a) ex querer manter a relação com você.

Essas são situações ou motivos que podem interferir em você seguir a sua vida amorosa: manter a relação de “amizade” com o objetivo de esperar que o outro retome a relação, isso sim pode ser um tiro no pé.

Continua após publicidade

Então, a melhor forma de decidir o que fazer, é pensar como se daria esse novo “status” do relacionamento e assim tomar a decisão.

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem