Meu namorado curte fotos de mulheres de biquíni

Se seu namorado curte fotos de mulheres de biquíni, converse com ele. É essencial que você faça uma reflexão voltando para si mesma; entenda como              

E-mail enviado por uma leitora:

Continua após publicidade

“Meu namorado tem o hábito de dar likes em mulheres de biquínis nas redes sociais ou mulheres de corpos exuberantes. Isso me incomoda. Como devo me comportar diante dessa situação? Obrigada.”   

Resposta: Acredito que a sua pergunta possa ter várias respostas, mas acho que a primeira e mais simples de dar é: você já disse para ele que te incomoda? A partir da resposta dele, vocês podem conversar sobre isso e assim pensar sobre o assunto juntos.

Uma outra questão é: o fato de você reagir ou comportar-se perante essa situação pode não modificar o que ele faz ou o que você sente. Fico aqui me perguntando o motivo (sentimento) que lhe ocasionou o incômodo perante ao comportamento dele.  

Reflexão sobre o fato do seu namorado curtir fotos de mulheres de biquíni

Então, será que ao invés de você se incomodar com o like, você poderia pensar então no que te deixa incomodada na situação? Qual sentimento vem por trás desse incômodo? Seria ciúme, insegurança, rejeição, abandono, cobiça, insatisfação? Ou algum outro sentimento que não mencionei? A partir do momento que você entender o que te leva a esse incômodo, fica mais fácil entender qual comportamento você “deve” ter perante essa emoção e situação.

Por exemplo: se for insegurança, cobiça ou insatisfação consigo mesma: o que eu preciso fazer para modificar isso? 

Continua após publicidade

Posso cuidar mais de mim, do meu corpo, me olhar mais a fundo e ser menos crítica comigo mesma ou com o que eu vejo perante o espelho. 

Se for medo de perder, rejeição ou medo de abandono. Você pode tentar averiguar se isso está acontecendo realmente ou se é um fantasma, exemplo: o fato dele dar Like na foto significa que ele te ama menos ou vai te trair ou abandonar?

Refletir um pouco sobre o sentimento que vem antes ou junto com o incômodo pode abrir novos horizontes para você e assim ter novos comportamentos ou respostas perante ele ou a qualquer outro comportamento. Quando escutar ou entender seu sentimento, certamente você terá oportunidade de escolher um comportamento mais assertivo.
  
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Psicóloga Clínica, Psicodramatista pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama (ABPS), cursando nível II e III na Sociedade Paulista de Psicodrama e Sociodrama (SOPSP) e Terapia de Casal no Instituto J L Moreno. Pesquisadora no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas FMUSP no PRO AMITI no setor de Amor Patológico e Ciúme Excessivo. Vice-presidenta da Associação Viver Bem

Continua após publicidade