por Roberto Santos
"Sou estagiária na universidade e meu supervisor é muito exigente. O que me faz causar um certo medo, pois nada está bom. Isso me desmotiva muito. Como devo agir?"
Resposta: Que lamentável que numa instituição cuja missão primordial é a de formação de jovens como você, existam supervisores que desmotivem alunos em seu início de carreira.
Contudo, esta é a realidade que você vai encontrar em sua vida profissional: personalidades desajustadas por frustrações pessoais, geralmente enraizadas na infância.
Nesse caso citado, provavelmente, seu supervisor contou com pais superexigentes e acaba copiando um modelo que o atormentou e lhe deu insegurança para sua vida profissional e acadêmica.
Bem, esse é um lado da história… De sua parte, você entra nessa relação com uma grande expectativa de reconhecimento. Quando essa não é atendida, você se frustra e se abala. Então como lidar com isso?
Três dicas para 'blindar' o ego de feedbacks negativos:
1ª) Tenha uma percepção de gratidão
O feedback de um supervisor exigente pode ser válido para uma formação de melhor nível. E isso deveria até ser agradecido.
2ª) Reflita e procure 'blindar' o seu ego
Se a verdade está no perfeccionismo desmedido do professor ou em sua dificuldade de receber feedbacks negativos, deixo para sua reflexão. O que poderia lhe sugerir é a tentativa de “blindar” mais seu ego quanto a esses feedbacks, tentando captar o que esses têm de válido para seu desenvolvimento.
3ª) Não deixe que os feedbacks negativos ofusquem os positivos
Procure observar também se você não está recebendo feedbacks positivos que estão sendo “abafados” pelo seu foco mais no negativo do que no positivo.