por Marta Relvas
A escola atualmente não atende às expectativas desse novo estudante do século XXI. É preciso repensar essa sala de aula de modo que esse espaço de aprendizagem se torne mais atraente.
A sala de aula precisa ser inovadora e incentivadora de habilidades cognitivas, afetivas, emocionais e sociais.
Abaixo aponto oito soluções para reformular o modelo da escola atual.
1ª) Educação informativa não é eficaz
Ainda se faz uma educação informativa e de transmissão de conteúdos, não valorizando aspectos individuais dos estudantes, pois cada cérebro é único, singular dentro de uma multiplicidade na sala de aula.
O professor é um educador e mediador de informações, por isso, precisa renovar-se sempre e encantar as mentes de seus estudantes através dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
2ª) O aluno aprende mais quando percebe que o professor gosta dele
É fundamental estabelecer uma relação de confiança no processo de aprendizagem. O estudante aprende melhor quando gosta do seu professor e, principalmente, quando ele percebe que o professor gosta dele.
3ª) Contéudo deve ser agradável e contextualizado
Outra questão importante é emoldurar conteúdos de forma agradável e significativa. Por isso, precisam ser contextualizados, caso contrário, é transmitir informações apenas sem sentido. O cérebro humano só assimila o que é coerente e o que desperta interesse.
4ª) Sala de aula deve ser um espaço interativo e permitir entrada de novas tecnologias sem resistência
A sala de aula deve ser um espaço de interação, integração, inclusão e inovação. Para isso, é necessário permitir a entrada de novas tecnologias sem resistência.
5ª) Escola 3.0 X escola 1.0
A escola da atualidade deveria ser considerada 3.0, ou seja, a escola da interação multidimensional. A escola de hoje é do tipo 1.0, ou seja, do quadro e caderno, sem expectativas inovadoras de se repensar a maneira de sentir, pensar, refletir e agir. O estudante que chega à escola é digital, com professores e metodologias analógicas, por isso, ao invés da escolar ser prazerosa, ela é vista como um espaço de tortura e proibições de pensar.
6ª) Escola = lugar de fazer coisas
A escola precisa desenvolver mais a sensibilidade motora e afetiva, pois através delas que se atinge os processos cognitivos pelos sentidos e experimentações sensoriais pedagógicas., ou seja, a escola é um lugar de fazer "coisas" para se pensar melhor.
7ª) Professor precisa ter autoconhecimento
O professor tem que ter condições de uma educação continuada de qualidade. É fundamental que tenha um autoconhecimento de suas emoções e afetividades, pois é através de seus sentimentos que ele se relaciona com o mundo da educação.
8ª) Professor precisa ser mais valorizado
Como efetiva mudança, sem dúvida nenhuma, é o professor ser mais valorizado em suas práticas pedagógicas, ser respeitado em sua plena atividade profissional e ter um justo ganho real financeiro para que consiga viver e conviver com dignidade na sociedade.