Mudança de hábito é difícil porque o cérebro é resistente a isso. Mudar é um caminho, uma construção, um processo… Veja 10 dicas práticas
Mudança de hábitos como ler mais, usar menos as redes sociais, dormir mais cedo, praticar atividade física, ter uma vida mais leve e uma alimentação mais saudável, entre outros, é possível e não parece apenas cenas de filme da Netflix. As mudanças de rotinas idealizadas por tantos de nós são plausíveis sim, porém precisamos ter consciência que é necessário percorrer um caminho até lá.
A mudança não acontece de um dia para o outro. Ela é construída.
Comecemos pela neurociência que nos mostra que o nosso cérebro é resistente à mudança. Isto explica um pouco a nossa dificuldade universal em adotar novos hábitos e novas posturas na vida assim como a nossa procrastinação e “preguiça” em mudar velhos hábitos. Mudanças grandes e bruscas nos afastam muito de nossa “zona de conforto” e, consequentemente, o cérebro vai tentar sabotar e resistir à mudança. Por isso, o mais indicado são pequenos passos. Pequenas atitudes gerarão grandes mudanças no seu futuro. Lembre-se que é um caminho a ser percorrido.
Comece pensando: qual é o seu propósito de mudança?! Lembre-se que ter propósito é sobre estar percorrendo o caminho e sentindo paz interior, não é sobre a chegada ou destino final. É sobre o caminho.
Para que possamos ter certeza do nosso propósito de mudança devemos ter consciência de nossa essência com autonomia, autoconhecimento e autorresponsabilidade. Dessa forma, encontraremos o porquê da nossa mudança.
Agora que você já tem os caminhos a serem percorridos, indago: qual é o seu propósito de mudança de vida e de hábitos?
Respondida e refletida essa questão, sugiro aqui algumas práticas.
10 dicas práticas para a mudança de hábito
- Escolha um hábito por vez para executar a mudança.
- Treine dizer “não” para você mesmo ou para o outro, para algo que lhe faz mal e você, mesmo assim, vive fazendo.
- Comece a colocar alguns limites pequenos em hábitos não saudáveis que pretende substituir aos poucos.
- Se quer praticar atividade física, tente fazer todos os dias por pouco tempo. Sugiro 15 minutos ao dia. Mas tente todos os dias.
- Persista na constância. Não é intensidade que lhe fará gerar o hábito, é a constância.
- Se quer ler mais, leia por dia 10 (dez) páginas do livro que está parado na cabeceira e você só se angustia por isso.
- Durma mais cedo 20 a 30 minutos do que está acostumado. Tente fazendo uma higienização do sono.
- Não pegue no celular assim que acordar. Faça um alongamento para despertar. E em seguida vá fazer o seu autocuidado. Só depois é a hora do celular.
- Acrescente um alimento saudável por mês, assim como retire um não saudável. Novos sabores para a sua alimentação e o seu cérebro provar.
- Não faça da comida o seu objeto e função de prazer. Alimentamo-nos para termos saúde. O fim não deve ser o prazer, portanto, encontre prazer em outras atividades.