Não estou feliz na minha relação

Saiba 5 cuidados que podem te conduzir à satisfação no seu relacionamento

Em relações estáveis e longas, os pares tendem a se acomodar, o que pode ser prejudicial à relação. Assim, com essa postura, atenção, afeto e carinho deixam de ser demonstrados.

Desse modo, são comuns os relacionamentos em que as partes se encontram distantes, magoadas e frustradas; e tal condição não é trazida à tona. Caso isso esteja ocorrendo, é importante que seja resolvido, para que a relação não derrape em um abismo irrecuperável.

No entanto, tratar de divergências, mágoas e frustrações não é uma tarefa fácil. Assim, o relacionamento depende exclusivamente do que ambos irão construir nessa trajetória.

Continua após publicidade

5 cuidados que podem te conduzir à satisfação no seu relacionamento

1º Cuide do seu humor

Se você anda mal-humorado ou reativo com o seu par, este é um sinal importante de que: primeiro, vale você se questionar o quanto está cuidando do seu humor, lembrando que isso só depende de você. Ninguém vai fazer com que o seu humor fique bom, se ele não estiver. E, se ele não estiver bom, cabe a você refletir sobre o que é possível melhorar. Procure identificar por que está intolerante com o seu par. Enfim, busque resolver com o seu par ou com você mesmo.

2 º O clima é de guerra ou de paz?

Sempre oriento os casais que avaliem se o que predomina entre eles é o clima de paz ou de guerra. Entenda que quem vive no clima de guerra, está sempre pronto para guerrear. Ou seja, armado, tenso, tudo isso é desfavorável à boa convivência. Quem está em clima de paz, sempre caminha de forma mais serena e tranquila, para o que for; seja para resolver questões delicadas e difíceis, ou para buscar os melhores caminhos para o par.

3º Cuidado com a comunicação

A comunicação é um bom termômetro de como anda o relacionamento. Afinal, ela é o caminho para tudo dentro da relação. Ou seja, para poder resolver questões difíceis no relacionamento, é importante que exercitem uma boa comunicação, em que ambos se façam entender. No entanto, o exercício da boa comunicação nem sempre é fácil. Porém, há uma saída: uma atitude tranquila e uma boa escuta e receptividade às falas e sentimentos do outro. Desse modo, generosidade pode ser a palavra chave.

4º Zelo: cuide e dedique-se ao parceiro

É preciso sempre estar atento ao modo de como se cuida, se dedica e trata o par. Quando deixamos de zelar pelo nosso relacionamento, abrimos brechas para que insatisfações ou mágoas se façam presentes. Portanto, observe o quanto se é zeloso com o seu parceiro.

Continua após publicidade

5º Não desista

A atitude do “Deixar pra lá”, pode indicar desistência ou que vocês não estão vivendo tudo o que poderiam viver. Exemplo: “Quero ir a um lugar diferente hoje. Deixa pra lá, isso não é tão importante, ele(a) não curte, então esquece.” Desistência ou falta de perspectiva de mudança no relacionamento não é um bom indicador. Então, fique atento, não dá para desistir dos nossos desejos, da nossa felicidade ou do nosso par.

Enfim, estas não são receitas certas ou o caminho da felicidade. Porém, se forem observadas e devidamente cuidadas, podem facilitar um caminho para o contentamento e a satisfação. Portanto, acredite sempre, não desista nunca, ame muito e seja feliz!

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicólogo e não se caracteriza como sendo um atendimento. O texto está escrito no masculino, mas é orientado para os dois gêneros.

Continua após publicidade

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br