Será que estou num relacionamento saudável?

Como funciona a dinâmica de um relacionamento saudável? Como ter uma boa proximidade com o meu par?

O primeiro ponto é o seguinte: nosso parceiro reflete nosso nível evolutivo.

Continua após publicidade

O AMOR, quando real, é eterno. Mas os relacionamentos precisam de nossa atenção e constante melhoria para se manterem vivos. Se não houver disposição dos parceiros de crescerem e evoluírem, logo a ligação se gasta e a vida deixa de pulsar naquele encontro que um dia foi tão especial.

Ouça.

O que precisamos é SER QUEM DE VERDADE SOMOS, e ter a humildade de ver a relação como um espaço de aprendizagem. Para que isso ocorra, a AUTOPERCEPÇÃO, seguida de COMUNICAÇÃO é fundamental.

Em outras palavras, precisamos ser capazes de olhar para o que sentimos, para além das idealizações. Ver o que estamos sentindo “de verdade”, sem esconder nada de nós mesmos. Não importa a natureza do sentimento. Não importa se estamos nos sentindo frágeis, apaixonados, medrosos, ciumentos ou invejosos… Se estamos explodindo de amor ou contraídos pelo medo.

É preciso VER.

Continua após publicidade

E então, aqui vem a parte desafiadora:

PERMITIR QUE O OUTRO NOS VEJA.

Sem esperar que o outro resolva o que sentimos. Sem responsabilizar o outro. Afinal, aquele sentimento é nosso. Sem esperar que o outro mude para que nos sintamos melhor. Apenas REVELANDO ao outro o que se passa em nosso íntimo.

Continua após publicidade

Como ter mais proximidade com o outro

Isso tem o poder instantâneo de gerar imensa PROXIMIDADE, desde que ambos compreendam e se sintam em sintonia com o que estou aqui colocando.

Se você está num relacionamento com uma pessoa que não consegue perceber a si própria, ou revelar-se a você, deve perguntar a si mesmo: “Qual é o MEU aprendizado nesse relacionamento?”

Não significa que a relação seja inviável, mas com certeza exigirá mais de você, e provavelmente, terá a função de lhe ajudar a crescer em algum aspecto que ainda precise de lições. Às vezes, quando a relação nos faz mal, o aprendizado é o de ir embora, entendem?

Quanto mais evoluímos, maiores nossas chances de atrair relacionamentos onde exista maturidade, autopercepção e comunicação amorosa. Nosso parceiro reflete nosso nível evolutivo. Assim, faça seu trabalho interno.

Conheça a si mesmo.

Seja leal à sua essência.

Expresse sua verdade. Assim trilhamos o caminho para o verdadeiro AMOR.

É Psicóloga Clínica, atua numa abordagem transpessoal. Seu trabalho é direcionado a favorecer o autoconhecimento e a transformação das crenças limitadoras que nos mantêm aprisionados a padrões repetitivos de escolhas. É escritora, publicou 'Gente que mora dentro da gente' e o best-seller 'Palavra de Criança' pela editora Pensamento