Os planetas e os 7 pecados capitais

Cada um dos 7 planetas mais conhecidos representa um pecado capital; entenda essa curiosa associação e veja com qual vício você mantém maior vínculo

A astrologia é uma linguagem milenar que se popularizou ao longo do tempo e hoje muitas pessoas usam essa ferramenta para o autoconhecimento e orientação pessoal.

Pensando nisso, resolvi trazer aqui para a coluna uma nova abordagem em que poderemos explorar de forma mais profunda os diferentes símbolos astrológicos e como eles podem nos ajudar na busca do autoconhecimento.

Para iniciar esta série, resolvi trazer como protagonistas os 7 planetas tradicionais e a sua correlação aos pecados capitais, pois temos muito a aprender com o lado sombra de cada planeta. Planetas que eram conhecidos na antiguidade por serem vistos a olho nu.

Os 7 pecados capitais

De acordo com a tradição católica, os principais vícios que levam às ações pecaminosas são:

1º Soberba
2º Avareza
3º Inveja
4º Ira
5º Luxúria
6º Gula
7º Preguiça

Continua após publicidade

1º pecado capital – Soberba: Sol

O primeiro pecado, a Soberba, é atribuído ao excesso de orgulho e vaidade. Esta postura leva a pessoa a se achar superior aos outros, agindo de forma leviana e egocêntrica. O planeta que está relacionado ao ego, autoconfiança e reconhecimento é o Sol. Portanto, o uso sombrio da nossa individualidade e poder pessoal pode levar à arrogância e ao orgulho, ferindo uma das posturas básicas para o bom relacionamento com as pessoas ao seu redor.

2º pecado capital – Avareza: Saturno

A Avareza, que vem logo em seguida, está associada ao planeta Saturno, associado ao senso de realidade e materialidade. A casa astrológica onde o planeta se encontra em nosso mapa natal irá refletir sobre a forma como lidamos com questões concretas, materiais, responsabilidades em geral e relação com atividades profissionais. Por ser um planeta que preza a cautela e estimula a ambição, pode manifestar o vício do apego e acúmulo levando a pessoa a se tornar sovina e pão-duro.

3º pecado capital – Inveja: Mercúrio

O terceiro pecado, a Inveja, é associada ao planeta Mercúrio, “o mensageiro dos deuses”. Aquele que tudo sabe e tudo vê, já que circula livremente pelo Olimpo transmitindo as últimas novas a todos os deuses. Quanto mais informada e curiosa com a vida alheia, mais a pessoa pode se levar pelo vício da cobiça. Deste pecado vem a famosa frase: “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Outro traço de Mercúrio em mal aspecto é observar as coisas de forma superficial chegando a conclusões precipitadas como esta de só ver a aparência das coisas.

4º pecado capital – Ira: Marte

O problema é não saber dosar e administrar a raiva

Indubitavelmente a Ira é atribuída a Marte o deus da guerra, que mostra em nosso mapa nosso lado bélico e reativo com que lutamos por nossos desejos e sonhos. Existe um grau saudável para a manifestação da raiva que nos leva ao impulso de agir e realizar. Ela nos permite acessar o “guerreiro” que habita em nós e desperta nosso instinto de sobrevivência. O problema é não saber dosar e administrar esta raiva “necessária” e deixar que ela se transforme na Ira, um sentimento altamente destruidor.

Continua após publicidade

5º pecado capital – Luxúria: Vênus

Para representar a Luxúria, escolhemos a linda e sedutora Vênus, que representa no mapa natal os atributos da beleza, dos talentos artísticos, do gosto pelo dinheiro e conforto e das relações afetivas. Conforme o estado do planeta no mapa, Vênus faz estragos estimulando o lado lascivo e luxuriante, apegado às necessidades corporais de forma voluptuosa, partindo em busca de sexo e da conquista desenfreada para roubar o amor alheio.

6º pecado capital – Gula: Júpiter

A Gula, claro, tinha que ser representada pelo senhor do Olimpo, Júpiter, conhecido pelo seu gosto voraz por coisas em excesso. Desde desejo por comida, romances e a busca incansável por conhecimento e novos horizontes. A ação deste planeta em nosso mapa é estimular áreas em que teremos abundância e oportunidades. O seu estado desarmonioso leva ao exagero, a querer sempre mais, perdendo a noção da medida correta.

7º pecado capital – Preguiça: Lua

E por final, a Preguiça, o vício que foi atribuído à Lua. O Luminar noturno representa, no mapa, além das emoções e do inconsciente, a maternidade. O papel da mãe, aquela que nutre, acolhe e protege. O lado sombrio maternal pode se manifestar através da negligência e irresponsabilidade em não assumir os cuidados com seus filhos: a prostração e a ociosidade.

Hoje, parece um paradoxo associar esse vício à maternal Lua, com tantas mulheres driblando sua louca rotina para dar conta de trabalho, filhos e vida pessoal, tal é a amplitude de ação que as mulheres adquiriram com o tempo. Mas, que uma boa preguicinha faz parte da vida de quase todo mundo, é um fato, não acha?

Agora que você já sabe qual planeta está associado a cada vício, pare e pense se algum destes anda te perseguindo.
Espero que não, mas se tiver, que tal começar já a se libertar deste desagradável hábito?

Namastê!

Continua após publicidade

Astróloga, Terapeuta Vibracional e Artista Plástica. Atua com Astrologia pessoal, focada em autoconhecimento com uma abordagem terapêutica.  Possui formações em Radiestesia, Barras de Access e Fitoenergética. É Mestra Reiki e ministra cursos de formação na área, além de Palestras e Vivências motivacionais. Juntamente com seu marido e parceiro, Ricardo Pregnolatto, fundou o Projeto Luminares especializado em promover Qualidade de Vida e Bem-estar a partir do uso integrado da Astrologia, Coaching e Terapias Vibracionais.  www.projetoluminares.com.br